Sete novos radares de avanço de sinal começam a funcionar nesta quinta

A maioria está na região Centro-Sul da capital mineira; cidade passa a contar com 46 equipamentos deste tipo

iG Minas Gerais | PRISCILA PIOTTO |

Sete novos detectores de avanço de semáforo começam a operar nesta quinta-feira (20). A região Centro-Sul vai receber a maioria dos equipamentos, e, com esses novos aparelhos, o número de radares em funcionamento no município passa de 39 para 46.

Segundo a BHTrans, a escolha dos locais de implantação dos radares obedece a estudos técnicos que consideram os pontos de maior incidência de acidentes, fluxo de pedestres, o tipo e a quantidade de acidentes com ou sem vítimas, o número de acidentes por período, dentre outros critérios.

A instalação dos detectores de avanço de semáforo tem o objetivo de humanizar o trânsito na cidade, reduzir efetivamente o número de acidentes fatais e não fatais, buscando a melhoria das condições de segurança e mobilidade urbana.

Os equipamentos foram instalados nos seguintes locais:

Endereço Sentido Av. Afonso Pena com Rua dos Caetés Centro/Bairro Av. do Contorno com Rua Espírito Santo Barro Preto Av. do Contorno com Rua Paulo Frontim Rodoviária Av. do Contorno com Rua Espírito Santo Praça Estação Av. Afonso Pena com Rua Espírito Santo Praça Sete Av. Waldir Soeiro Emrich com Rua Cruzeiro do Sul Bairro / Centro Av. Amazonas com Rua Eng. Felipe Caldas Bairro / Centro

Funcionamento

• É ativado quando o veículo ultrapassa a linha de retenção com o foco vermelho. Se o foco estiver amarelo, o detector não é acionado.

• O sistema possui recursos que interpretam o contexto fiscalizado; o avanço em uma situação de emergência pode ser detectado.

• Não fiscalizam entre as 0h e as 5h da manhã. Neste período, os equipamentos operam apenas para efeito de controle estatístico e avaliação de segurança do trânsito.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave