Paróquias de Minas comemoram dia de São José nesta quarta-feira

Em Belo Horizonte, a igreja que leva o nome do santo espera em torno de 50 mil fiéis ao longo de todo o dia

iG Minas Gerais | Pedro Vaz Perez |

Cidades -  Belo Horizonte - Minas Gerais.
Missa do dia de Sao Jose na Igreja de Sao Jose no Centro de BH.

Foto: Uarlen Valerio / O Tempo 19.03.2014
UARLEN VALERIO / O TEMPO
Cidades - Belo Horizonte - Minas Gerais. Missa do dia de Sao Jose na Igreja de Sao Jose no Centro de BH. Foto: Uarlen Valerio / O Tempo 19.03.2014

Diversas paróquias de Minas Gerais fizeram festa nesta quarta-feira (19) em comemoração ao Dia de São José. Em Belo Horizonte, a movimentação foi intensa numa das mais antigas e belas igrejas da cidade, que leva o nome do santo homenageado, na região central.

A expectativa da paróquia da Igreja São José é de que mais de 50 mil fiéis de várias idades passem pelo local para fazer suas orações e pedidos ou agradecer por graças alcançadas ao longo das oito missas do dia. O êxtase religioso podia ser visto no rosto dos devotos em uma mescla de alegria e lágrimas. Alguns chegavam a passar mal de ansiedade, como a feirante Maria de Lourdes, 68. “Não consegui ficar lá dentro, tive falta de ar”, conta.

O aposentado José Francisco Lemos, 84, já trouxe do berço a devoção ao santo. “Minha família é devota há mais de cinco gerações, por isso trago comigo o nome dele. Mas não fazemos pedidos bobos, apenas coisa séria”, afirma.

Anelita do Carmo, 59, e Gisele de Almeida, mãe e filha, também perpetuam a tradição entre gerações e já trouxeram o mais novo integrante da família, o jovem Gabriel, de nove meses. para conhecer o santo. “Vim agradecer pela saúde do meu filho e pedir por mais sucesso no trabalho, já que me ausentei por causa da gravidez”, conta Giselle.

“José é o grande patrono da Igreja Católica, grande influência na formação de Jesus”, avalia José do Carmo Zambon, pároco da igreja. “No evangelho é construído como um homem de silêncio e tranquilidade. Talvez seja um importante exemplo à sociedade contemporânea, caótica, acelerada e repleta por falatórios”, comenta.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave