Secretário da ONU visitará Rússia e Ucrânia para tentar resolver crise

Ban Ki-moon se encontrará primeiro com o presidente Vladimir Putin e o ministro de Relações Exteriores, Sergey Lavrov, em Moscou, na quinta-feira (20)

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Associated Press
undefined

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, viaja nesta quarta-feira (19) para visitas à Rússia e à Ucrânia nos próximos dias. De acordo com a ONU, a viagem faz parte dos esforços para encorajar todas as partes a resolver a crise atual de forma pacífica, enquanto o Conselho de Segurança se reunirá em Nova para discutir os últimos acontecimentos.

Ban Ki-moon se encontrará primeiro com o presidente Vladimir Putin e o ministro de Relações Exteriores, Sergey Lavrov, em Moscou, na quinta-feira (20). Na terça-feira (25), ele viaja a Kiev para conversar com o presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchynov e o primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk.

Na Ucrânia, Ban Ki-moon também se encontrará com membros da Missão da ONU de Monitoramento dos Direitos Humanos e representantes da sociedade civil. O órgão internacional defende uma solução que respeite a unidade, a soberania e a integridade territorial da Ucrânia.

Após meses de instabilidade política, o presidente pró-Rússia Viktor Yanukóvitch foi deposto pelo Parlamento da Ucrânia em fevereiro, seguido do aumento da tensão na região autônoma da Crimeia. No domingo, quase 97% dos eleitores que foram às urnas na península votaram pela separação da Ucrânia e anexação à Rússia.

Estados Unidos, União Europeia e Japão consideram que o referendo feriu a Constituição da Ucrânia e informam que jamais reconhecerão o resultado. Ontem (18), o presidente russo Vladimir Putin assinou um tratado de anexação da Crimeia, considerado legal, por unanimidade, pelo Tribunal Constitucional da Rússia.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave