Paralisação prejudica usuário e evidencia falhas do metrô

Superlotação, demora nas viagens e calor são principais reclamações dos passageiros dos trens

iG Minas Gerais | Johnatan Castro |

Passageiros dizem esperar até três trens para conseguir vaga em um
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Passageiros dizem esperar até três trens para conseguir vaga em um

Estações superlotadas, passageiros espremidos em vagões, demora para embarcar e, por vezes, discussões entre passageiros. Se já não bastassem os inúmeros problemas enfrentados pelos usuários do metrô da capital, uma paralisação de hoje até 0h de amanhã deixa 230 mil pessoas sem o serviço e ainda joga luz sobre as deficiências do sistema. Com apenas uma linha de 28 km e sem investimentos significativos há pelo menos duas décadas, o meio de transporte se tornou um martírio diário para a população. Hoje, com metroviários em greve e uma expectativa de sobrecarga no sistema de ônibus, o dia promete ser de caos.

A reportagem esteve ontem nas quatro estações de metrô mais movimentadas da capital: Vilarinho, São Gabriel, Central e Eldorado. No horário de pico da manhã, entre 6h e 8h, o cenário era de vagões abarrotados e pessoas brigando para entrar, sair e até mesmo sentar. Nas estações Vilarinho e Eldorado, composições saíam a cada seis minutos, mas, ainda assim, os passageiros se espremiam para embarcar.

A superlotação se confirma nas estatísticas da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-BH). Em 2013 foram 69,4 milhões de passageiros, enquanto no ano anterior foram 57,4 milhões – aumento de 13%. Entre janeiro e março deste ano, 13 milhões já usaram o metrô. Já o número de composições permanece o mesmo: 25 trens compostos por quatro vagões cada.

Sofrimento. Nos trens do metrô também não há refrigeração. No ambiente superlotado, quase não é possível mexer os braços. “Isso acontece todos os dias. Tenho que esperar até três metrôs para conseguir entrar”, conta a auxiliar administrativa Larissa Vieira, 20, que gasta até uma hora para chegar à estação Carlos Prates – viagem que deveria levar 30 minutos.

Drama

Imagens mostram a dificuldade que é andar de metrô na capital mineira

Mulher tem que empurrar mochila para fechar porta do vagão

Passageiros se empurram para entrar no vagão

Passageiro se espreme para entrar no metrô

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave