Um respiro para o Oi Futuro

Centro cultural garante mais um ano no edifício da avenida Afonso Pena, mas segue com destino incerto

iG Minas Gerais | daniel toledo |

Alexandre C. Mota/Aldeia©
undefined

Após alguns meses de apreensão e incerteza, devido à real possibilidade de desativação do tradicional Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, no bairro Serra, a classe artística de Belo Horizonte e os frequentadores do mesmo espaço podem respirar aliviados – pelo menos por enquanto. Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), instituição que ocupará todo o edifício ainda neste ano, tanto o teatro quanto os demais equipamentos que compõem o centro cultural Oi Futuro Belo Horizonte – museu, galerias de arte e espaço multiuso – têm seu funcionamento garantido pelo menos até o dia 24 de março de 2015.

Estabelecido entre o governo de Minas e a Oi, o acordo será celebrado na próxima segunda-feira (24), em uma cerimônia realizada no próprio centro cultural que deve reunir representantes de ambas as instituições, assim como o presidente do TJMG, Joaquim Herculano Rodrigues.

histórico. Palco de grande importância para a realização de consolidados eventos culturais da cidade, como é o caso do Fórum Internacional da Dança (FID) e o Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT-BH), o Teatro Oi Futuro Klauss Vianna tinha seu funcionamento garantido apenas até setembro de 2014, quando todo o centro cultural seria transferido para outro endereço da capital mineira. Segundo a assessoria de comunicação do Oi Futuro, inclusive, a transferência ainda faz parte dos planos da instituição, de modo que o novo local continua sendo “estudado”.

O edifício de 13 andares, situado em região dotada de poucos equipamentos culturais, foi declarado de utilidade pública em novembro de 2013, quando a Justiça autorizou que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tomasse posse do mesmo. Desde então, vários artistas e produtores culturais da cidade têm se mobilizado para garantir a manutenção do teatro Oi Futuro Klauss Vianna – tornada ainda mais importante em uma cidade cujos três teatros municipais encontram-se, já há algum tempo, de portas fechadas.

Saiba mais

Inaugurado em 2007, o centro cultural Oi Futuro é composto por museu, teatro, duas galerias de arte e um espaço multiuso.

O Teatro Klauss Vianna ganhou este nome em 1996 – antes disso, o espaço era conhecido como Teatro da Telemig.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave