Mesmo líder, Cruzeiro de 2014 não repete boa campanha do ano passado

Rendimento do time celeste ao fim da primeira fase do Estadual deste ano foi pior do que o apresentado na última temporada

iG Minas Gerais | GUILHERME GUIMARÃES |

O Cruzeiro terminou a fase de classificação do Campeonato Mineiro deste ano na liderança e, assim como no ano passado, garantiu vantagens para a sequência do Estadual. Apesar de repetir em 2014 sua posição no torneio regional do ano passado, a Raposa apresentou, em 2013, melhor campanha.

Na atual temporada, o time celeste avançou às semifinais após conquistar nove vitórias e dois empates nos 11 jogos disputados, somando 29 pontos em 33 possíveis. O aproveitamento na primeira fase do Mineiro deste ano foi de 87,9%.

No ano passado, o aproveitamento celeste atingiu expressivos 94%, após 10 vitórias e um empate nos 11 jogos da primeira fase. O time perdeu apenas 2 pontos, dos 33 disputados, e marcou 31 tentos.

Em relação ao aproveitamento ofensivo, a campanha de 2013 também foi melhor. A Raposa balançou as redes adversárias em 31 oportunidades, sete gols a mais do que neste ano. A defesa é que foi menos vazada: quatro gols apenas, contra nove na última temporada.

Comparação com o rival

Apesar da queda, não só o Cruzeiro apresentou baixa no rendimento entre 2013 e 2014. O arquirrival Atlético também apresenta números inferiores comparando suas duas últimas campanhas ao fim da na primeira fase do Estadual.

O Galo, segundo colocado na fase classificatória nos dois últimos naos, fez 27 pontos, com nove vitórias e duas derrotas em 11 jogos, o que representou à época um aproveitamento de 82%. Na atual temporada o time alvinegro somou 23 pontos, quatro a menos que no ano passado, com sete vitórias, duas derrotas e dois empates. O aproveitamento da equipe neste ano foi de 69,7%.

No ano passado apenas o Atlético dividia suas atenções entre o Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores. Atualmente, o Galo ganha a companhia da Raposa no que diz respeito a ter duas competições como foco no primeiro semestre. O Cruzeiro também destina atenções à competição sul-americana e, diferentemente da situação tranquila no Estadual, passa por momentos de tensão no torneio continental.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave