A Grande Família chega à última temporada

Seriado que ficou no ar por 14 anos chega à sua última temporada

iG Minas Gerais | Luiz Cabral Inácio |

Coletiva para anúncio da última temporada de A Grande Família é marcada por emoção
Rede Globo/Divulgação
Coletiva para anúncio da última temporada de A Grande Família é marcada por emoção

Imagine dar vida a um personagem por 14 anos consecutivos? É tanto tempo que os jeitos e trejeitos do ator passam ser do personagem e vice-versa. E é com esse discurso que Lineu, Nenê, Agostinho, Bebel, Tuco, Paulão, Beiçola e cia começam a se despedir da tela da Globo no próximo dia 10 de abril, data de estreia da 14ª e derradeira temporada do seriado "A Grande Família".

Na noite dessa segunda, na coletiva de imprensa no Projac, os atores, que desde o ano passado sofrem por terem que abandonar a vida e a personalidade de papéis tão queridos pelo público e por eles mesmos, entraram num consenso: o programa realmente precisava chegar ao fim, mas vai deixar muita saudade. "É uma imensa alegria ter ficado tanto tempo no ar. Soubemos vencer a rotina e estamos felizes por terminarmos bem, sem brigas, no auge. Isso é um verdadeiro presente", contou Marco Nanini, o patriarca Lineu. A atriz Marieta Severo, a tão idolatrada Nenê, engrossou o côro da saudade: "É uma sensação única na minha vida. São 14 anos vivendo um papel, convivendo com o mesmo grupo, nunca vivi nada parecido e não sei como será daqui pra frente. Mas terminamos do jeito que sonhamos. Despedimos com frescor, motivados e com respeito".

Pedro Cardoso e Guta Stresser, que darão adeus ao casal Agostinho e Bebel, também se emocionaram. "Vai passando um filme na minha cabeça. Esse foi o meu primeiro papel na TV, nunca havia passado em nenhum teste. Passei para 'A Grande Família' e mudou a minha história. Vou ficar o ano inteiro chorando", lamentou Guta, enxugando as lágrimas. Cardoso disse que tudo foi uma grande lição: "O que vai deixar saudade é a riqueza artística de cada um. O que nos une é que todos somos do teatro. Virou uma amizade profunda". 

Trabalho à beça

O diretor de núcleo Guel Arraes lembrou que, embora seja a última temporada, ela está apenas começando. "Ainda temos um ano, é trabalho à beça", brincou Guel. Trabalho que começou desacreditado, mas que foi comendo pelas beiradas e virou esse fenômeno televisivo, inesquecível para várias gerações. "Quando comecei esse programa, achava que não passaria de 17 episódios. No final de tudo, serão mais de 480", contou o diretor. "Você nos chamou só para 12", revelou Marieta.

Nesse gancho, um dos autores e roteiristas da nova temporada, Mauro Wilson, aproveitou para explicar como será o enredo dos últimos 23 episódios. Segundo ele, este será o ano para aprofundar psicologicamente em cada personagem. "Vamos juntar a família de novo e mostrar os desejos e a origem dos personagens. Teremos flash backs, que funcionaram muito bem no ano passado, com fases em 1974, quando Lineu e Nenê se conheceram, e em 1994, quando Bebel e Agostinho se casaram. Isso tudo com cada personagem em crise", completou, revelando ainda que a temporada se inicia bem onde terminou a última, na crise de Lineu e Nenê saindo em um barco. 

Se em desavenças de marido e mulher a gente não mete a colher, imagine, então, em crise de uma família inteira, unida e muito ouriçada, que brigam por qualquer razão. Mas é só esperar, porque eles acabam sempre pedindo perdão.

Rapidinhas - A música-tema da abertura de "A Grande Família" deste ano será cantada por Zeca Pagodinho; - Maria Clara Gueiros e Álamo Facó estão no elenco fixo desta temporada; - Eva Wilma, Grazi Massafera, Gregório Duvivier e Bruno Mazzeo são algumas das participações especiais; - A 14a temporada terá 23 episódios; - A estreia será no dia 10 de abril

* Jornalista viajou a convite da Rede Globo

Leia tudo sobre: seriadogrande famíliarede globo