Personal cria método individual para combater a obesidade

Emagrecimento. Atendimento personalizado é o que garante o sucesso da técnica desenvolvida por Juliana Wardi

iG Minas Gerais | Litza Mattos |

Profissionais. 
Juliana Wardi 
(dir.)
 conta com equipe multidisciplinar, que envolve nutricionistas, psicólogos e educadores físicos
Divulgacao / Wardi Personal Fitn
Profissionais. Juliana Wardi (dir.) conta com equipe multidisciplinar, que envolve nutricionistas, psicólogos e educadores físicos

Emagrecer é um grande desafio, especialmente em casos críticos de obesidade. Mas um método diferenciado para o emagrecimento sem a necessidade da cirurgia de redução do estômago está sendo praticado com sucesso em Belo Horizonte. Criado pela profissional de educação física Juliana Wardi, a técnica é semelhante a outras – juntando atividade física e reeducação alimentar –, mas ela afirma que a principal diferença está na individualização do atendimento feito por uma equipe multidisciplinar com nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.

“O funcionamento do organismo de cada pessoa é muito específico, mas nenhum está preparado para perder qualquer tipo de massa, inclusive gorda. E quando começamos a emagrecer, o corpo começa a se defender como se fosse uma doença. Então, vi que para emagrecer seria necessário mudar o estímulo periodicamente, tanto de exercício físico quanto de alimentação, para o corpo não conseguir se adaptar e a pessoa continuar perdendo peso”, conta Juliana.

Assim, hoje ela conta com 26 alunos de 20 a 80 anos e aplica treinos diferentes, individuais e diários para driblar a acomodação do corpo e também a evasão dos pacientes.

“Nos treinos tentamos pegar partes e profundidades diferentes da musculatura, mantendo a frequência cardíaca em torno de 70% da frequência máxima para obter uma melhor queima de gordura. A dieta também é diferente todos os dias e ficam restritos os alimentos com alto índice glicêmico que alteram o controle hormonal. Além disso, ligo para o aluno, peço pra mandar fotos da comida, pergunto se está bem e fazemos uma avaliação física mensal”, conta Juliana.

Para a musicista Michelle Cássia, 32, o acompanhamento individualizado foi fundamental para que ela eliminasse 45 kg – sendo 30 kg em dez meses. Ela conta que estava praticamente à beira da cirurgia bariátrica quando um problema de hipertensão a impediu de passar pelo procedimento, fazendo-a optar pelo novo método.

“Já fiz dietas loucas quando era mais nova e cheguei a ter bulimia. Depois de procurar ajuda, descontrolei e cheguei aos 135 kg. Tinha decido fazer a cirurgia porque achava que não era possível emagrecer somente com exercícios físicos e alimentação, mas tive hipertensão e resolvi procurar um personal. Isso fez toda a diferença porque, quando estava desanimada, ela (Juliana) me motivava, sem contar nos exercícios que são montados seguindo o organismo de cada um”, comemora.

Centro público. A novidade desenvolvida pela educadora física é utilizada há dois anos em uma clínica no bairro Padre Eustáquio e deve se transformar, dentro de dois meses, no Centro de Apoio ao Tratamento da Obesidade (Cato) na região hospitalar da capital.

No centro de apoio, sertão atendidos tanto pacientes particulares, como pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o custo é de R$ 50 reais por hora/aula da atividade física, além de R$ 40 pela avaliação mensal.

“Inicialmente vamos trabalhando com uma estimativa de quatro pacientes por hora com acompanhamento nutricional, psicológico, educador físico e um ajudante, mas pode aumentar de acordo com a demanda”, afirma Juliana.

Segundo o consultor técnico Eduardo Machado, a proposta já foi encaminhada para avaliação e aprovação do Ministério da Saúde, e um acordo foi firmado com a prefeitura e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. “Vamos tentar recursos federais, mas um banco já se interessou em fazer o financiamento”, relata.

“Eu vi que para emagrecer seria necessário mudar o estímulo periodicamente, tanto de exercício físico quanto de alimentação”

Juliana Wardi - Profissional de Educação física, criadora do método de emagrecimento

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave