Novo reitor da UFMG toma posse durante solenidade em Brasília

Jaime Arturo Ramírez substitui o professor Clélio Campolina Diniz que deixou o cargo para integrar o posto de ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Jaime Arturo assina termo de posse
DIVULGAÇÃO / MEC
Jaime Arturo assina termo de posse

O novo reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor Jaime Arturo Ramírez, foi empossado na tarde desta segunda-feira (17) em Brasília. Ramírez irá ocupar o cargo do professor Clélio Campolina Diniz, que precisou deixar a reitoria para integrar o posto de novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação. O professor Paulo Márcio de Faria e Silva também participou da cerimônia, em que tomou posse da reitoria da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

A solenidade presidida pelo ministro da Educação, Henrique Paim, contou com a participação do secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e o secretário de Educação Superior, Paulo Speller. Durante pronunciamento, ministro da educação afirmou que as instituições mineiras são referência na educação superior do país.

Na próxima quarta-feira (19), a nova vice-reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, irá tomar posse do cargo em cerimônia programada para às 19h no auditório da Reitoria da universidade.

Currículo

Jaime Arturo Ramírez é professor titular responsável pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da UFMG e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Formado em engenharia elétrica pela UFMG em 1986, concluiu o doutorado no Imperial College London, Inglaterra, em 1994, onde também realizou pós-doutorado. Foi pró-reitor de pós-graduação da UFMG entre 2003 e 2008. Coordena projetos de pesquisa e de cooperação internacional com o Canadá e Japão. Atua nas áreas de pesquisa em eletromagnetismo aplicado e otimização.

Ministério

Nesta segunda-feira (16), seis novos ministros do governo foram empossados pela presidente Dilma  Rousseff em cerimônia realizada em Brasília. Ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Clélio Campolina Diniz ocupa o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Cinco dos seis ministros que deixam o cargo saem para se candidatar às eleições de outubro.

Com Ministério da Educação  

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave