Projetos buscam atrair às urnas jovens eleitores de Belo Horizonte

"Se Liga 16" e "TRE AQUI", da Justiça Eleitoral, começam amanhã, no Santo Agostinho; intenção é emitir títulos de jovens entre 16 e 17 anos

iG Minas Gerais | da redação |

O projeto "Se Liga 16", que busca incentivar menores de 18 anos a emitirem o título de eleitor, começa nesta terça (18) na Escola Estadual Villa-Lobos, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Além disso, outra iniciativa da Justiça Eleitoral, o ônibus "TRE AQUI" também estreará no evento – marcado para 9h –, e será destinado ao atendimento itinerante do leitor, levando a estrutura dos cartórios eleitorais em 11 escolas da capital mineira. O objetivo é facilitar o alistamento dos estudantes.

Mas o ônibus não se restringirá apenas ao atendimento de jovens entre 16 e 17 anos. Interessados em tirar e transferir o título, e que morem nas proximidades da escolas, também poderão utilizar o "TRE AQUI".

Além do Santo Agostinho, os bairros Bandeirantes, Barreiro, Regina, Cardoso, Palmeiras, Floramar, Itapoã, Visconde do Rio Branco, Santa Mônica e Pampulha também serão receberão a visita do projeto. Os documentos necessários para a emissão do título são: identidade original com foto (exceto passaporte e CNH), comprovante de endereço recente e certificado de quitação do serviço militar (para jovens do sexo masculino e maiores de 18 anos).

Jovens entre 16, completos até o dia das eleições (5 de outubro), e 17 anos podem emitir o título de eleitor de forma facultativa.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave