País recebe cada vez mais brasileiros e anuncia estratégias turísticas

As novidades incluem hotéis com decoração vintage; projetos arquitetônicos e até investimentos em ações promocionais e grandes campeonatos

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Canal de Beagle: entre Punta Arenas e Puerto Williams. Chance de ver os pinguins
Imaginadora/Divulgação
Canal de Beagle: entre Punta Arenas e Puerto Williams. Chance de ver os pinguins

Só em 2013, o Chile recebeu mais de 380 mil brasileiros.Um crescimento considerável frente aos 330 mil de 2012. E, de acordo com o Turismo Chile, corporação voltada à promoção do turismo no país, a meta para 2014 é aumentar este número, assim como a permanência no destino.

Com objetivo estratégico de receber 5 milhões de visitantes internacionais em 2020, o Turismo Chile garante que parte significativa do crescimento nos últimos anos é devido as promoções turísticas, estratégias digitais, assim como investimentos das regiões em qualidade hoteleira e as constantes novidades na área esportiva, em passeios e abertura de lojas.

Para 2014, o investimento da iniciativa privada do país vai alcançar US$ 389 milhões, projetados para diferentes atividades turísticas, como verbas em restaurantes, infraestrutura e transportes, hotéis, iniciativas de lazer, esportes e atividades culturais.

De olho nos mercados

Entre os alvos para a promoção do turismo, estão hoje 11 países: Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, México, Estados Unidos, Austrália, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha.

O Chile recebeu 3.569.744 visitantes estrangeiros em 2013. Deste total, a América do Sul é responsável por 76% das chegadas, Europa 12%, América do Norte 8% e o resto do mundo, 4%.

Experiências trazidas de fora

Uma prática e tendência comum no exterior, principalmente nos Estados Unidos, chega ao Chile, o glamping - junção de glamour e camping, que significa acampar com luxo, conforto e sofisticação. A experiência já pode ser praticada no Termas Puyehue Wellness & Spa Resort, localizado em Puyehue, Lagos Chilenos. Além disso, a região e o Parque Nacional Puyehue atraem muitos visitantes devido a sua combinação de grande infraestrutura hoteleira com a natureza e as águas termais.

Já no extremo sul do país, um destino que entra no circuito especializado em turismo é a região do Lago Desejo, que faz jus ao seu nome, pois é um dos últimos ecossistemas no Chile que é mantido intocado e selvagem. 

Campeonatos, festas e mega eventos

Para 2014, o Lollapalooza Chile 2014 já confirmou suas atrações principais, entre eles: Red Hot Chili Peppers, Soundgarden, Arcade Fire, Nine Inch Nails, Phoenix, Vampire Weekend e Imagine Dragons, para os dias 29 e 30 de março, no Parque O’Higgins, na capital.

Para os apaixonados por rodeio, o foco é outro e fica em Rancagua- Região de O'Higgins- 87 km de distância da capital. Em sua 66ª edição, o Campeonato Nacional de Rodeio será realizado entre os dias 3 e 6 de abril, no Monumental Medialuna de Rancagua. 

A maior festa religiosa localizada no Chile chama-se Festa de la Tirana - festival anual realizado na localidade de La Tirana, na Região de Tarapacá, no norte do Chile. A comemoração acontecerá dia 16 de julho, com perspectiva de atrair mais de 200 mil visitantes em 2014.

Infraestrutura

O Chile também realiza reconstruções e possui novas opções em transporte.  Um exemplo é o processo de reconstrução que está ocorrendo nas igrejas de Chiloé - região dos Lagos Chilenos, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. A iniciativa tem forte envolvimento da Fundação Amigos das Igrejas de Chiloé (FAICH) - organização sem fins lucrativos que auxilia nesta preservação cultural.

No transporte de passageiros e cargas pesadas no sul do País, o destaque é a empresa Austral Broom que oferece a opção de Ferry entre Punta Arenas e Puerto Williams com cerca de 30 horas de navegação através do Canal de Beagle. Ainda não se desembarca nas geleiras, mas é uma ótima chance de se ver de perto a vida dos habitantes daquela área: os pinguins.

Estratégias digitais

A corporação aposta em promoções digitais e interação dos internautas através do site Chile Why Not? O portal tem como principal objetivo ajudar os viajantes a descobrirem o país. “Apaixonados pelo Chile” é outra iniciativa, uma plataforma que busca criar uma rede de chilenos para que promovam o país entre seus amigos estrangeiros e funciona através do site www.apasionadosporchile.com.

Para mais informações sobre o Turismo Chile, acesse: www.chile.travel

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave