Práticas dos dois Executivos são semelhantes

iG Minas Gerais |

Assim como os programas do governo de Minas, os do governo federal também privilegiam cidades de sua base eleitoral. No caso do Planalto, o principal presente são as máquinas e tratores.

Desde 2012, quando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos foi lançado pelo governo federal, a presidente Dilma Rousseff viajou 21 vezes com o objetivo de participar de eventos que oficializam a entrega de tratores, retroescavadeiras e motoniveladoras às cidades.

Só neste ano, Dilma veio a Minas duas vezes. Nas oportunidades, ela entregou o pacote completo de máquinas para 243 municípios. Do total de cidades contempladas, 60% são geridas por prefeitos de partidos da base aliada do governo federal, e a maioria delas tem no poder Executivo um petista.

Como é de praxe do governo mineiro, Dilma também faz das entregas de máquinas um evento político. Parlamentares e prefeitos também são convidados. Os discursos da presidente no Estado ainda destacam que ela não se esqueceu onde nasceu, já que a mineiridade da petista é contestada por tucanos.

Capilaridade. O PAC Equipamentos ainda garante capilaridade ao governo federal no Estado. O programa visa contemplar todos os municípios com até 50 mil habitantes ou aqueles em áreas de seca. Ou seja, 792 duas cidades foram beneficiadas pelo menos com uma máquina do pacote. (GR)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave