Novidade no Circuito Liberdade

Fundação Clóvis Salgado abre novo espaço dedicado à música

iG Minas Gerais | gustavo rocha |


120 alunos terão aula na nova unidade de formação do Cefar
LARISSA BATISTA
120 alunos terão aula na nova unidade de formação do Cefar

Com desejo de melhorar e ampliar suas atividades de formação artística, a Fundação Clóvis Salgado abre hoje um novo espaço para melhor receber os alunos de sua Escola de Música: O Cefar Liberdade.

Trata-se de um casarão, na rua Sergipe, que passa a integrar o Circuito Cultural Praça da Liberdade. “É uma oportunidade de ingressar no circuito, o que é de suma importância para nós. Trata-se de um passo muito importante para a Fundação. É um espaço de destaque na cultura da cidade”, destaca Fernanda Machado, presidente da Fundação Clóvis Salgado.

Segundo ela, 70% das atividades da Escola de Música agora ficarão no novo espaço que foi devidamente estruturado para receber os alunos. “Nossa ideia é qualificar a experiência de nossos alunos. Mas temos que tratar essa mudança com o devido cuidado, pois são alunos, somos uma escola. Então, estamos em um processo de ambientação ao novo espaço”, ressalta Machado.

Ainda que não aumente a oferta de vagas para esse ano, pois os processos seletivos para os cursos já ocorreram, o casarão é um forte indício de que a Fundação deseja ampliar a quantidade de estudantes recebidos na formação musical. Atualmente, são 120 alunos.

Com 570 metros quadrados, o espaço terá salas com tratamento acústico e ar condicionado. Incluindo uma sala multiuso que permitirá o intercâmbio da música com o teatro e a dança, outros dois cursos profissionalizantes oferecidos pela Fundação.

Além das aulas regulares, a Big Band Palácio das Artes e o Grupo de Choro também serão beneficiados pelo iniciativa. “É de conhecimento comum que muitos de nossos ex-alunos integram importantes grupos artísticos da cidade. Agora, com essa nova unidade, acreditamos que a imersão dos estudantes em um ambiente cultural diversificado trará experiências ainda mais valorosas, inclusive a de mostrar o resultado de seu trabalho para o público”, destaca Machado.

Nos planos do novo espaço ainda estão ensaios abertos para o público, dos alunos em formação e também das diversas frentes da Escola de Música.

O Cefar Liberdade será o 11º espaço a integrar o Circuito Cultural Praça da Liberdade, projeto do governo do Estado com participação da iniciativa privada. O novo espaço foi viabilizado por meio de um Termo de Cessão de uso gratuito de Imóvel do Governo de Minas, assinado entre a Secretaria de Estado de Planejamento e a Fundação Clóvis Salgado. O acordo vale por cinco anos.

Agenda O quê. Abertura do Cefar Liberdade

Quando. Hoje às 10h

Onde. Cefar Liberdade (rua Sergipe, 884, Funcionários)

Quanto. Gratuito

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave