PM faz blitz surpresa durante carreata pelos carros rebaixados

Militares escoltaram o movimento, no entanto, prepararam uma mega blitz no fim do trajeto, a praça do Papa, para multar os motoristas e apreender documentos

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Uma carreata "em favor dos carros rebaixados" foi frustrada pela polícia neste sábado (15), em Belo Horizonte. É que atentos aos eventos sobre o movimento, nos quais, juntos, tiveram mais de mil confirmações, os militares realizaram uma blitz surpresa, mesmo dando escolta à carreata.

O evento de caráter nacional foi organizado pela rede social e marcado para acontecer em várias cidades brasileiras às 15h do sábado. Na capital mineira, o trajeto foi pela avenida Antônio Carlos, partindo da avenida Antônio Abrahão Caram, em frente ao Mineirão, com destino a praça do papa.

A ideia era fazer uma manifestação pacífica contra a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que proíbe a circulação de veículos com a suspensão regulável. Para rebaixar ou elevar a suspensão, o dono do carro deve pedir uma autorização para o Detran. Na descrição do evento, os organizadores se referem a carreata como uma forma de mostrar que "não são bandidos e só querem ser livres".

No entanto, o evento frustrou os participantes com a inesperada blitz da polícia. No fim do trajeto, na chegada a praça do Papa, uma blitz formada por 10 militares aguardava os manifestantes. Diversas multas foram aplicadas e alguns motoristas tiveram as carteiras e documentos do veículo apreendidos.

Na página do evento, os motoristas deixaram claro sua indignação com a presença da polícia, postando mensagens como:

"A blitz está pegando, passei lá e têm três carros apreendidos já"

"Passei de boa na blitz, o pessoal estava bordando apenas os carros com som"

"Estava bom, até os PM fazer a casinha"

"Eles nos mandaram esperar e armaram uma blitz, e depois falaram para todo mundo seguir viagem para a carreata. Eles estavam dando o maior apoio, mas quando a gente tava chegando lá, nos pararam e um policial foi olhar se tinha lugar para estacionarmos. Foi a hora que nos avisaram da blitz e disseram que estavam pegando os documentos da blitz"

"Tudo muito bom, tudo muito lindo. Diversos carros, diversas alturas e um só propósito. O rolé foi da hora, contamos com o apoio da Polícia Militar, mas aí que está o momento de tristeza. Chegando no Papa, uma mega blitz! Guardinha descendo a pé, multas, multas, multas, multas"

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave