Telefonia celular promete chegar a mais 692 distritos

Até 2016, cerca de 1,17 milhão de pessoas devem ser beneficiadas

iG Minas Gerais |

Contrato. Presidente da Telefônica/Vivo, Valente garantiu que sinal chega primeiro a 104 distritos
Carlos Alberto / Imprensa MG
Contrato. Presidente da Telefônica/Vivo, Valente garantiu que sinal chega primeiro a 104 distritos

A telefonia celular vai chegar, a partir de agora, à população de 692 distritos em Minas Gerais. Até o início de 2016, a implantação da cobertura de telefonia móvel deve beneficiar cerca de 1,17 milhão de pessoas em 350 cidades de várias regiões do Estado.

Pelo menos essas são as bases do termo de compromisso assinado ontem pelo presidente da Telefônica/Vivo, Antônio Carlos Valente e o governador de Minas Gerais Antonio Anastasia.

De acordo com o cronograma apresentado pela operadora – que foi vencedora da licitação aberta no dia 10 de fevereiro deste ano –, nos três primeiros meses do contrato o sinal de celular chegará a 104 distritos.

Já no mês de setembro, a previsão é que o número de localidades atendidas salte para 242 e, até o fim de 2014, seja 346.

Em 2007, de acordo com o governo do Estado, dos 853 municípios mineiros, 412 não tinham sinal de celular. Com a implantação da primeira etapa do programa Minas Comunica, houve investimentos de R$ 282 milhões, que beneficiaram diretamente cerca de 2,5 milhões de pessoas. A previsão é que nesta segunda etapa, 100% dos distritos do Estado constatados pelo Censo 2010 sem esse serviço passem a ter cobertura de telefonia celular e transmissão de dados.

“Fico extremamente feliz em assinar esse contrato e parabenizo a Vivo, que, com sua experiência, vai cumprir rigorosamente os prazos para que já tenhamos nos próximos meses as primeiras instalações”, afirmou o governador de Minas. Escolas. O presidente da operadora, Antônio Valente, esclareceu que a operadora vai conectar 4.728 escolas públicas rurais até o fim de 2015, Cerca de 800 instituições escolares serão atendidas nos primeiros meses do projeto. Serão fornecidos também tablets, netbooks e laptops para professores e alunos. “Estamos trabalhando para que o projeto seja integral”, garantiu ele. Valores. A Telefônica/Vivo, vencedora do chamamento público no último mês de fevereiro, apresentou o valor

Montante

Licitação. O chamamento público para a implantação de telefonia celular em 692 distritos foi realizado no último mês de fevereiro. O valor final do contrato assinado foi de R$ 112,4 milhões.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave