Movimento prega fim do uso de xampu para limpar os cabelos

Dermatologista afirma que produto é essencial para limpar o couro cabeludo

iG Minas Gerais | Andréa Juste |

Opção. Jacquelyn Byers adotou estilo natural e há três anos usa apenas água nos fios
LittleOwlCrunchyMomma/Divulgação
Opção. Jacquelyn Byers adotou estilo natural e há três anos usa apenas água nos fios

Quando o assunto é beleza, uma das maiores preocupações das mulheres é com os cabelos. E a indústria de cosméticos oferece nas prateleiras um mundo de variedades de xampus para atender os mais diversos tipos de fios. Mas há cinco anos a norte-americana Jacquelyn Byers adotou um estilo mais natural para lavar as madeixas, ignorando toda a oferta de produtos.

Se primeiramente ela desistiu de vez dos cosméticos, há três anos ela usa apenas água – e às vezes vinagre – para fazer a limpeza dos cabelos. Jacquelyn, que narra a sua busca por um estilo de vida sem produtos químicos no blog Little Owl Crunchy Momma, começou trocando os xampus convencionais por produtos orgânicos.

Mas, até por uma questão financeira, ela decidiu se voltar para medidas caseiras na hora de lavar os cabelos, como uma mistura de vinagre de maçã e bicarbonato.

O incômodo de ver os fios alternarem entre secos e oleosos, fez com que ela testasse a vida sem qualquer tipo de produto. E a medida deu certo, uma vez que ela garante que a ideia fez com que suas madeixas ficassem mais naturais e saudáveis. “Duas vezes por semana, lavo só com água e, ocasionalmente, uso o vinagre para enxaguar”, disse a norte-americana em entrevistas.

Adeptos. Ideias como a de Jacquelyn ganham força entre os movimentos conhecidos como “No Poo” e “Low Poo”, que têm como objetivo reduzir ou até mesmo abandonar o uso de química nos cabelos. Há comunidades no Facebook que reúnem pessoas que buscam orientações para aderir à medida.

“Xampu contém parabenos, ftalatos, derivados de petróleo e outros produtos químicos tóxicos perigosos. Você provavelmente quer algo mais natural. Mas mesmo xampus ‘naturais’ não têm um olhar apetitoso para beber, não é? Mas você vai colocá-lo em seu corpo? Espero que não”, brinca a norte-americana no blog.

Dessa forma, ela faz um alerta sobre compostos químicos entrarem em contato com o corpo. “Tudo o que você colocar em seu corpo entra em seu corpo, certo?”, lembra Jacquelyn.

Entretanto, deixar de usar um produto específico para os fios é como não lavar a pele com sabonete, compara a dermatologista Ana Cláudia de Brito Soares, da Sociedade Brasileira de Dermatologia – regional Minas Gerais. “Não vejo nenhum fundamento (nesses movimentos), principalmente para quem tem o couro cabeludo oleoso, que necessita da ação detergente para remover a oleosidade”, afirma.

Segundo ela, não existe fórmula de xampu atualmente no mercado que não seja segura. “Se a pessoa tiver a pele e o cabelo mais sensíveis, pode optar por xampus mais suaves. É preciso lavar os cabelos duas vezes por semana, no mínimo, mas é justamente a oleosidade que vai ditar a frequência das lavagens”, explica.

A quantidade de produto é variável, segundo a especialista. “Deve-se usar o suficiente para produzir espuma para dar a sensação de limpeza. Cada xampu tem seu poder de limpeza, que varia conforme fabricante”.

Flash

Parabenos. São compostos químicos usados em cosméticos e produtos de higiene, que foram associados a problemas de pele e até tumores.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave