Até viaturas de polícia estacionam em ciclovias

Multa para quem é pego estacionado em ciclofaixa é grave, no valor de R$ 127,69; ciclistas criaram página no Facebook para denunciar carros estacionados no local proibido

iG Minas Gerais | Fernanda Viegas |

Carlos Oliveira / Divulgação
undefined

Não bastasse os ciclistas terem que disputar espaço com os veículos nas ruas, agora também são barrados por carros estacionados nas faixas exclusivas para bicicletas. Até viaturas da Polícia Militar e da Polícia Civil são flagradas paradas nas ciclovias de Belo Horizonte.

Na avenida Santos Dumont, no centro da cidade, desde o mês passado os ciclistas encontram como obstáculos as viaturas das corporações, constantemente estacionadas em local proibido.

“Eu sempre passo por ali de bicicleta e tento trafegar pela ciclovia. Minha esposa também, e a gente sempre repara que a ciclovia está obstruída. Os ciclistas têm que ir para rua, o que não é adequado, por ser inseguro”, diz o historiador Carlos Oliveira, 30.

Cansados de perder espaço, internautas criaram o grupo “Libera a ciclovia” no Facebook para denunciar os casos de abuso. “Envie sua foto (com placa visível), data, hora e local (rua, número, cidade, Estado) de onde ocorreu o bloqueio, e divulgaremos”, convida a página.

Com uma semana de funcionamento, 220 pessoas acompanham a comunidade, que já conta com fotos de flagrantes também em Vitória (ES) e Recife (PE).

A multa para quem é pego estacionado em ciclofaixa é grave, no valor de R$ 127,69, e ainda gera cinco pontos na carteira de motorista.

Procurado, o Comando do Batalhão de Polícia de Trânsito informou, via assessoria de imprensa, que alguns motivos justificam o estacionamento na ciclovia, como "assalto, prestação de socorro, entre outros".

"Para que se constate o motivo pelo qual a viatura deste BPTran se encontrava estacionada na faixa destinada ao trânsito de bicicletas, seria necessário termos a informação da data e horário aproximado em que foi tirada a fotografia, para que os policiais militares que compunham aquela guarnição se manifestassem a respeito do ocorrido, pois poderia ter havido fatos que os levaram s a estacionar a viatura naquele local", acrescenta o Comando, em nota.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave