Prefeito Carlaile faz novas demissões

Desta vez, o dispensado foi o secretário de Meio Ambiente, Ednard Barbosa

iG Minas Gerais | Da Redação |

Na última sexta-feira (7), o prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB) demitiu outro secretário que estava participando das apurações de fraudes e contratos irregulares na prefeitura. Desta vez, o dispensado foi o secretário de Meio Ambiente, Ednard Barbosa. Para o seu lugar, foi nomeado Luciano Flório da Silveira, servidor que seria de confiança da irmã de Carlaile, Cleide Pedrosa, que presidiu o extinto Instituto de Pesquisas e Política Urbana de Betim (Ippub).

Carlaile também nomeou Regina Rezende para gerir a Secretaria de Assistência Social, cargo que era ocupado interinamente pelo secretário de Finanças, Planejamento e Gestão, Gilmar Mascarenhas, desde que o antigo gestor da pasta, vereador Léo Contador (DEM), foi demitido por suspeita de corrupção por Carlaile em janeiro deste ano. As mudanças foram publicados no “Órgão Oficial”.

Desde que reassumiu o cargo, em 21 de fevereiro, após se submeter a uma cirurgia cardíaca, Carlaile demitiu outros quatro secretários que estavam à frente das apurações de fraudes e contratos irregulares. O prefeito antecipou o seu retorno em 17 dias após auditorias, autorizadas por ele mesmo, indicarem irregularidades em contratos de obras e recursos humanos na prefeitura e no Ippub.

Nomes muito próximos do prefeito começaram a ser associados a práticas ilegais. Talvez por causa disso, o primeiro ato de Pedrosa foi exonerar, de forma sumária, o procurador-geral do município, Lucas Neves; o procurador-adjunto, Bruno Cypriano; o secretário interino de Gabinete, Osvander Valadão, que também presidia Funarbe; e o controlador-geral do município, Robspierre Costa.

Barbosa disse não entender o motivo da sua demissão. “O prefeito me disse que estava me demitindo por questões política, já que o meu trabalho à frente da secretaria tinha sido impecável. Então, não consigo entender os motivos da demissão, pois a apuração das fraudes nos contratos foram feitas pelo vice-prefeito, Waldir Teixeira, a pedido de Carlaile”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave