Duplicação até Valadares provoca nova licitação

Dnit fará concorrência exclusiva para ampliação de trechos que não estavam previstos em 2013

iG Minas Gerais | Bárbara Ferreira |

Nova licitação vai completar duplicação até Governador Valadares
ÂNGELO PETTINATI - 13.2.2013
Nova licitação vai completar duplicação até Governador Valadares

Um trecho de 70 km que está incluído nos lotes 1 e 2 das obras de duplicação da BR– 381, entre Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e o acesso a Jaguaraçu, no Vale do Aço, terá nova licitação, para ser transformado totalmente duplicado. Um novo edital será aberto para esse trecho, e a promessa é de que esse processo seja concluído ainda neste ano.

De acordo com um comunicado feito na tarde de ontem pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporta (Dnit), a concorrência feita em 20 de junho do ano passado prevê a duplicação apenas nas áreas urbanas, acessos e retornos operacionais desse trecho – o que totaliza 42 km de pista ampliados. Em princípio, outras partes do trecho previstas nos dois lotes permaneceriam em pista simples.

A nova licitação vai contemplar justamente essas partes que não tinham previsão de aumento da capacidade. De acordo com o Dnit, a extensão da duplicação vai aumentar a obra e agregar valor ao trabalho que já está planejado.

Debate. Ao contrário do que afirma o órgão, o engenheiro civil e especialista em estradas Márcio José Aguiar acredita que essa nova licitação vai gerar atrasos e retrabalho.

“Será um projeto novo para analisar (a obra), e isso gera um custo. Depois, é necessário fazer um projeto executivo diferente do primeiro. Isso sem pensar nas questões de desapropriação, nas licenças ambientais e nos prazos que correm entre a licitação e contratação da empresa vencedora”, explica o especialista.

Outros

Estágio. A licitação para o lote 8, que era um dos trechos que faltavam, será licitado em abril. Já a variante Santa Bárbara (lotes 9 e 10), traçado totalmente novo, ainda está em fase de estudos.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave