Sites e aplicativos oferecem técnicas de meditação online

Programa gratuito da ONG Peace Revolution ajuda usuário a seguir técnicas

iG Minas Gerais | Raquel Sodré |

Grupo. Programa online da ONG Peace Revolution faz parte do processo de seleção da organização para um retiro de meditação na Tailândia
Revolution / Divulgacao 13.03.2
Grupo. Programa online da ONG Peace Revolution faz parte do processo de seleção da organização para um retiro de meditação na Tailândia

Pouco tempo atrás, fantasiávamos que no futuro conversaríamos com pessoas que estão a quilômetros de distância, veríamos seus rostos em tempo real e qualquer lugar do mundo estaria a um clique. Pois esse futuro chegou, e as novas tecnologias permitem até que a milenar prática da meditação seja feita online.

No YouTube, uma busca por “meditação guiada” resulta em uma série de vídeos em que facilitadores orientam e ensinam técnicas meditativas. Aplicativos nos celulares cumprem a mesma função. No site da ONG Peace Revolution, um programa de desenvolvimento pessoal gratuito de 42 dias leva o usuário por um percurso evolutivo na prática da técnica dhammakaya de meditação, que leva a consciência para o centro do corpo.

O programa utiliza vídeos em inglês ou espanhol gravados por monges budistas residentes no templo da ONG na Tailândia. “As primeiras sessões começam com instruções de relaxamento. Depois, a pessoa vai sendo conduzida para desenvolver o sentimento de um total conforto consigo mesma. A partir daí, vêm as sessões que chamamos de ‘love and kindness’, para desenvolver paciência e compaixão”, conta a coordenadora da ONG na América Latina, Raphaela Simões.

Dia a dia. O usuário deve preencher um diário de meditação no qual reporta, dia a dia, como foi sua sessão. “A pessoa conta quais foram as dificuldades, os sentimentos que surgiram, se teve dor em algum lugar, como se sentiu ao fazer a meditação. Os relatórios são respondidos pelos ‘peacecoaches’ (treinadores da paz, em livre tradução), que orientam e dão dicas de como melhorar os desconfortos e aproveitar melhor as sessões”, comenta Raphaela. Para participar desse programa, os interessados precisam somente de uma conexão à internet.

“Descobri o programa pela postagem de uma amiga em uma rede social e achei muito interessante, porque já estava buscando um guia para meditar havia bastante tempo”, conta o educador ambiental Ricardo Thaler, 24.

Ele, que já percorreu duas vezes o caminho de autoconhecimento proposto pelo site, ressalta diversas vantagens trazidas pelo método. “Apesar de ser o mesmo programa, foi um processo contínuo. Tive percepções diferentes da segunda vez. Além disso, a flexibilidade e a acessibilidade do programa é muito interessante. Se eu tivesse que ir a um lugar fixo por 42 dias para meditar, provavelmente não iria. Mas fazer isso na minha casa ou em qualquer lugar que eu estiver é uma grande vantagem”, analisa.

Pelo site da Peace Revolution também é possível marcar sessões virtuais de meditação guiada coletivas. No dia e horário marcados, em uma conferência pelo Skype, um monge tailandês orienta os participantes na técnica da meditação e fala um pouco sobre a importância da prática.

Programa

Gratuito. Para fazer o programa online, basta acessar o site www.peacerevolution.net (em inglês). No menu “Activities”, é só escolher a opção “Self development” e começar.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave