Agentes de saúde em greve há 33 dias param a BR–381

iG Minas Gerais | \DAYSE RESENDE |

Transtorno. 
Grupo colocou fogo em pneus, causando congestionamento nos dois sentidos da rodovia
Transtorno. Grupo colocou fogo em pneus, causando congestionamento nos dois sentidos da rodovia

Aproximadamente 300 agentes da saúde, que estão em greve há 33 dias, fizeram uma manifestação na manhã de quinta-feira (13), na BR–381, em frente à Fiat Automóveis, no sentido São Paulo, para reivindicar melhorias nas condições de trabalho. O grupo colocou fogo em pneus com a intenção de obstruir a via. O congestionamento passou de dois quilômetros, e a pista foi liberada por volta das 8h.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Betim (Sindserb), Geraldo Teixeira, o protesto foi realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de combate a endemias em Betim, com o objetivo de reivindicar o pagamento integral do piso salarial de R$ 1.014. Esse valor é repassado mensalmente pelo Ministério da Saúde (MS) para o custo do programa. “Em 2013 o prefeito Carlaile Pedrosa assinou um acordo com a categoria garantindo esse repasse a partir de 1° de janeiro deste ano. No entanto, isso ainda não ocorreu. Estamos tentando negociar. Já encaminhamos ofícios à prefeitura, mas não tivemos nenhum retorno”, se queixa Teixeira.

Ele esclarece que, atualmente, a categoria recebe R$ 724. “Queremos que o prefeito cumpra a sua palavra. Caso isso não aconteça, vamos fazer outros protestos como os de hoje (quinta)”, ressalta.

Na terça-feira (11), alguns representantes foram à Câmara cobrar as melhorias. Nesta sexta-feira (14), a categoria fará uma nova reunião, às 9h, para definir os rumos do movimento. Através de nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que solicitou aos agentes que formassem uma comissão para se reunir com o Executivo. O pedido teria sido feito por meio de ofício enviado ao Sindserb no dia 24 de fevereiro. Teixeira, no entanto, nega que tenha recebido esse documento.

A assessoria da prefeitura também informou que a negociação com os ACSs será feita em abril, mês de vencimento da data-base. (DR)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave