BH terá sete novos detectores de avanço de semáforo

Ativação só acontecerá depois que a BHTrans sinalizar os locais onde eles estão com faixas de pano para orientar pedestres e motoristas; na capital já existem outros 46 equipamentos;

iG Minas Gerais | Fernanda Viegas |

Sete novos detectores de avanço de semáforo estarão funcionamento em Belo Horizonte em breve. De acordo com portaria publicada do Diário Oficial do Município (DOM) nesta quinta-feira (13), os equipamentos farão a fiscalização eletrônica no centro, na região Oeste e do Barreiro.

De acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), os detectores já foram instalados, mas só serão ativados depois que os locais onde eles estão forem sinalizados com faixas de pano para orientar pedestres e motoristas.

Atualmente, a capital possui 46 detectores de semáforo. Para a escolha dos locais de implantação de detectores de avanço do sinal vermelho do semáforo, a BHTrans segue critérios de estudos técnicos que consideram os locais com maior incidência de acidentes; o fluxo de pedestres; o tipo e a quantidade de acidentes com e sem vítimas, inclusive fatais; o número de acidentes por período; o grau de severidade dos acidentes; o tipo de veículo envolvido, dentre outros fatores. O principal objetivo da instalação dos detectores de avanço semáforo é humanizar o trânsito da capital, contribuindo de forma efetiva para redução do número de acidentes, principalmente de atropelamentos, fatais e não fatais em cruzamentos, trabalhando para melhorar as condições de segurança e mobilidade, através do respeito ao semáforo e aos pedestres.

Confira os endereços onde estarão os novos equipamentos: - Av. Afonso Pena com rua dos Caetés, no sentido centro/bairro - Av. do Contorno com rua Espírito Santo, no sentido Barro Preto - Av. do Contorno com rua Paulo Frontim, no sentido Rodoviária - Av. do Contorno com rua Espírito Santo, no sentido praça da Estação - Av. Afonso Pena com rua Espírito Santo, no sentido praça Sete - Av. Waldir Soeiro Emrich com rua Cruzeiro do Sul, no sentido bairro/centro - Av. Amazonas com rua Eng. Felipe Caldas, no sentido bairro/centro

Funcionamento O sistema é ativado quando o veículo ultrapassa a linha de retenção com o foco vermelho. Se o foco estiver amarelo, o detector não é acionado.

Como o motorista deve dar passagem aos veículos em situação de emergência normalmente. O sistema possui recursos que permitem a interpretação de todo o contexto do local fiscalizado. Os detectores não fiscalizam entre 0 hora às 5h da manhã. Nesse período os  equipamentos operam apenas para efeito de controle estatístico e avaliação da segurança do trânsito no local.