Aumento na frota de veículos puxou venda de combustível, diz IBGE

Vendas de combustíveis e lubrificantes cresceram 1,4% no mês janeiro em relação a dezembro; na comparação com 2013 cresceram 6,9%, acima da média geral do varejo no período

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Preços subiram mais em Belo Horizonte do que a média estadual
Alex de Jesus
Preços subiram mais em Belo Horizonte do que a média estadual

O aumento da frota de veículos tem estimulado o crescimento da venda de combustíveis no País, apesar dos preços mais altos, segundo Aleciana Gusmão, técnica da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As vendas de combustíveis e lubrificantes cresceram 1,4% no mês janeiro em relação a dezembro. Na comparação com janeiro de 2013 cresceram 6,9%, acima da média geral do varejo no período (6 2%).

"Nos combustíveis, os preços estão acima da inflação geral, mesmo assim a gente percebe que a venda tem crescido a uma taxa maior do que a média geral do varejo", apontou Aleciana.

Segundo o IBGE, os combustíveis apresentaram um aumento de 6,4% nos preços nos últimos 12 meses até janeiro, contra uma inflação medida pelo IPCA de 5,6%.

"É que a frota de veículos tem aumentado bastante, o que faz com que o consumo de combustíveis aumente acima do varejo, apesar do preço aumentar acima da inflação geral", comentou a pesquisadora.

Leia tudo sobre: inflaçãocombustiveisveiculosIBGEPESQUISA