Sem medo de mudanças, Francisco é papa há um ano

Com uma atitude humilde e alegre, o pontífice ainda tem muito o que fazer no Vaticano

iG Minas Gerais | Litza Mattos |

Francisco foi eleito a “Pessoa do Ano” pela revista “Time”
Alessandra Tarantino
Francisco foi eleito a “Pessoa do Ano” pela revista “Time”

Há exatamente um ano o argentino Jorge Bergoglio se tornou o papa Francisco. E como novo líder da Igreja Católica, o pontífice tinha muitos desafios, entre eles, o de abrir a igreja ao diálogo, superar os escândalos de pedofilia e retomar o número de fiéis.

Mesmo com tão pouco tempo à frente dos católicos, Francisco já provocou uma mudança positiva na igreja, acredita Faustino Teixeira, professor da pós-graduação em ciência da religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Nos últimos 30 anos a igreja estava vivendo um clima de certa maneira sombrio e marcado por uma perspectiva muito disciplinadora e doutrinaria, e o papa Francisco entra no pontificado com uma perspectiva diferente. Não do papa teólogo, mas do pastor que chega com humildade e um respiro de alegria e esperança. Ele está agindo lentamente porque prioriza o discernimento”, afirma.

Eleito a “Pessoa do Ano” pela revista norte-americana “Time” e entre os candidatos ao Prêmio Nobel da Paz, o pontífice, porém, não é tão bem-avaliado por alguns críticos e católicos conservadores, conforme apontou o site “The Daily Beast”, principalmente em relação as declarações do papa sobre casais divorciados, uniões gays e civis fora da igreja.

Isabelle de Gaulmyn reconhece que o papa adotou um tom mais conciliador, mas não acredita que os dogmas profundos do catolicismo devem ser mudados. “Ele não vai reinventar o dogma que conhecemos”, disse a um site de uma rádio portuguesa, a autora do livro “Un pape pour tous” (Um papa para todos, em português) e editora-chefe da versão eletrônica do jornal católico “La Croix”.

Brasil. As 272 paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte e de outros 27 municípios da região metropolitana celebrarão as missas de hoje em ação de graças pelo primeiro ano de pontificado de Francisco.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave