“Se a orientação for ficar exposta ao sol, desconfie”

Ana Cláudia de Brito Soares - Dermatologista Sociedade Brasileira de Dermatologia – MG

iG Minas Gerais |

Por que as câmaras de bronzeamento foram proibidas? As câmaras são proibidas pela Anvisa desde 2009. Foi comprovado que esses aparelhos são causadores de danos que vão desde a possibilidade de queimaduras, o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Existe algum bronzeamento permitido?

Sim, o bronzeamento artificial conhecido como “jetbronze” feito com uma substância chamada dihidroxiacetona. Esse produto vai impregnar na camada mais superficial da pele, dando um tom meio alaranjado. Pode ser usado em casa ou em clínicas onde é aplicado em jatos que garantem uma cobertura mais uniforme. É como se fosse uma tintura que sai em alguns dias e por isso tem que ir reaplicando.

Como saber se a clínica e o produto é confiável?

Pedir pra ver produto e verificar se tem o selo de liberação pelo Ministério da Saúde. Esse tipo de bronzeamento é independe de sol, portanto, se a orientação for para ficar exposta a alguma luz ou sol, desconfie.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa que não tenha histórico de alergia. Esse produto não traz risco de câncer e queimaduras. O “jetbronze” não tem contraindicação, mas o uso não deve ser estimulado em crianças. (LM)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave