Lisboa comemora boa fase no turismo

Capital portuguesa apresenta índices elevados de visitantes, além de ser destaque nos principais rankings do setor turístico e de diversas mídias internacionais.

iG Minas Gerais |

Lisboa é cada vez mais visitada. E o que comprova o seu crescimento é o número de turistas que desembarcaram na capital portuguesa, além do reconhecimento do setor turístico internacional demonstrado em diferentes rankings, eleições e publicações conceituadas.

O setor hoteleiro de Lisboa, por exemplo, registrou, pela primeira vez, mais de dez milhões de dormidas (pernoites) num único ano, de acordo com os dados de 2013 do Instituto Nacional de Estatística (INE), representando um acréscimo de 6,6 % com relação ao ano anterior.

No que diz respeito aos turistas brasileiros, dados divulgados recentemente pela Associação Turismo de Lisboa (ATL) mostram que o número de visitantes cresceu 5% em relação ao ano de 2012. Esse percentual corresponde a 761.256 dormidas de viajantes oriundos das cidades brasileiras, reforçando a importância do nosso mercado para o turismo da cidade.

O Porto de Lisboa também registrou novos recordes em 2013, já que atividade de cruzeiros marítimos atingiu mais de 350 escalas e aproximadamente 560 mil passageiros, superando os números de 2011 e 2012, os melhores anos em termos de escalas e números de passageiros, respectivamente.

Além da comprovação em números, a capital portuguesa é destaque em grandes publicações internacionais. Recentemente a jornalista Fiona Dunlop, da rede norte-americana CNN, escreveu um artigo especial considerando Lisboa como a cidade mais “cool” da Europa. De acordo com a jornalista, a atmosfera, o clima, a gastronomia e a vida noturna fazem da capital portuguesa um ponto de visita obrigatório. Num outro artigo, a Estação das Olaias, inaugurada em 1998 e de autoria do arquiteto Tomás Taveira, foi considerada pela CNN como uma das mais impressionantes da Europa, sendo “um espaço caprichosamente colorido” e uma “obra de arte moderna”.

O jornal britânico The Guardian também deu destaque para a cidade. O veículo publicou um artigo evidenciando o Museu Coleção Berardo como um dos 10 melhores museus de entrada gratuita na Europa. Segundo a publicação, “esta recente e impressionante adição à lista de atrações culturais lisboetas é um espaço moderno cheio de trabalhos vibrantes de todos os artistas do movimento pop art, como Warhol, Pollock e Lichtenstein, e também grandes artistas como Picasso, Baco e Dali”.

Já a revista de viagens espanhola Condé Nast Traveler selecionou a Rua Augusta como uma das mais belas do mundo entre as “31 ruas a percorrer antes de morrer”. A revista destacou que a famosa rua lisboeta apresenta “o encanto do velho, do novo e da mistura entre ambos numa simbiose inigualável”.

Lisboa também tem recebido o reconhecimento do setor turístico europeu. A capital portuguesa está no Top 10 das cidades europeias eleita pelo guia turístico Fodor´s, que a recomenda como uma das cidades favoritas para quem pretende “dar uma escapadinha” na primavera. Apresentada no guia como a capital mais ocidental da Europa, Lisboa ocupa a 4.ª posição no ranking.

Por fim, de acordo com o City Brand Ranking divulgado pela empresa de consultoria internacional Bloom Consulting, Lisboa é a melhor cidade, em Portugal, para se viver, visitar e investir. O ranking elaborado com base em três dimensões: Investimento, Turismo e Talento, revela que a capital portuguesa “é um município à parte dos restantes, pois ultrapassa-os tanto a nível regional como a nível nacional”.

 

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave