Dolgopolov surpreende e elimina Nadal em Indian Wells

Líder do ranking mundial, o tenista espanhol defendia a condição de atual campeão do torneio norte-americano, mas acabou batido

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

O ucraniano Alexandr Dolgopolov surpreendeu ao eliminar Rafael Nadal do Masters 1000 de Indian Wells com uma vitória por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/6 (7/5), em jogo encerrado no final da noite desta segunda-feira, nos Estados Unidos. Líder do ranking mundial, o espanhol defendia a condição de atual campeão do torneio norte-americano, mas acabou batido na terceira rodada da edição 2014 da competição.

Hoje 31º tenista do mundo, Dolgopolov havia sido derrotado nos cinco confrontos anteriores que travou com Nadal e, com o triunfo expressivo em solo norte-americano, se credenciou para encarar nas oitavas de final o italiano Fabio Fognini, que na terceira rodada eliminou o francês Gael Monfils. Ele venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 7/5.

No grande duelo que fez com Nadal, o tenista da Ucrânia exibiu força já no primeiro set ao aproveitar três de quatro chances de quebrar o saque do espanhol, que converteu dois de quatro break points, mas não conseguiu evitar a derrota por 6/3.

Na segunda parcial, Nadal conseguiu confirmar todos os seus saques, não teve o serviço ameaçado em nenhuma oportunidade e, ao aproveitar o único break point cedido por Dolgopolov, abriu vantagem para depois devolver o 6/3.

O derradeiro set, assim como os anteriores, foi equilibrado e cada tenista conquistou uma quebra de saque, fato que levou a decisão do confronto ao tie-break, no qual o ucraniano foi um pouco melhor ao fazer 7/5.

Para Dolgopolov, a vitória em Indian Wells também foi uma espécie de troco em Nadal, que no mês passado derrotou o rival na final do Rio Open, ATP 500 realizado no Brasil. Até este jogo nos Estados Unidos, por sinal, o ucraniano jamais havia vencido um set diante do espanhol.

Mas, se Nadal caiu, o suíço Stanislas Wawrinka confirmou o seu favoritismo com autoridade na terceira rodada de Indian Wells. Terceiro cabeça de chave, ele arrasou o italiano Andreas Seppi por 6/0 e 6/2. Assim, avançou às oitavas de final e terá como próximo rival o sul-africano Kevin Anderson, que superou o russo Evgeny Donskoy por 2 sets a 1, de virada, com 4/6, 6/0 e 6/3.

O alemão Tommy Haas, por sua vez, se garantiu como adversário do suíço Roger Federer nas oitavas de final. Ele avançou ao bater o japonês Kei Nishikori por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/2.

FEMININO - Também em jogo encerrado no final da programação de confrontos da segunda-feira em Indian Wells, a checa Petra Kvitova assegurou lugar nas oitavas de final da chave feminina da competição ao bater a russa Svetlana Kuznetsova por 2 sets a 1, com 6/3, 2/6 e 6/0. Oitava cabeça de chave, Kvitova terá como próxima rival no torneio a eslovaca Dominika Cibulkova, que na terceira rodada derrotou a russa Ekaterina Makarova por 6/4 e 7/5.

Já a norte-americana Sloane Stephens deixou feliz a torcida local ao bater a sérvia Ana Ivanovic, 11ª cabeça de chave, por 7/6 (7/3) e 6/4, e também foi às oitavas de final, fase em que terá pela frente a russa Alisa Kleybanova, que arrasou a espanhola Maria Teresa Torro por 6/1 e 6/3.

Leia tudo sobre: ucranianosurpreendeeliminanadaltenisindian wells