UFMG cria centro para se aproximar mais do mercado

CTweb faz parte do Parque Tecnológico

iG Minas Gerais | Pedro Grossi |


Coordenador Wagner Meira diz que já foram assinadas parcerias
Foca Lisboa/Divulgação
Coordenador Wagner Meira diz que já foram assinadas parcerias

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inaugurou, ontem, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), o Centro de Tecnologia para Web (CTweb). A ideia é criar uma interface entre a universidade e o mercado. Os protótipos e projetos criados pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb) serão encaminhados para a CTWeb e formatados para serem apresentados ao mercado.

“Já foram assinadas três parcerias com empresas interessadas em projetos desenvolvidos pelo InWeb”, diz um dos coordenadores do novo centro Wagner Meira, que também é professor do Departamento de Ciência da Computação da universidade.

Os grandes produtos desenvolvidos nesse setor são os Observatórios Web, que fazem mapeamento de determinados assuntos em redes sociais. Em 2012 já havia sido criado o Observatório das Eleições, com o tema sendo mapeado nas redes sociais. Nesse ano, o Observatório volta já vinculado ao CTWeb e em condições de ser aproveitado pelo mercado.

Esse novo centro trata exclusivamente das teses, artigos e protótipos criados pelo Departamento de Ciência da Computação nas áreas de web e tecnologia da informação. A ideia é que outras áreas da universidade criem centros de tecnologia semelhantes para se aproximar do mercado na capital.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave