Defesa melhor para obter vaga

Em sexto, alviverde tem 18,2% de chance de garantir uma vaga na semifinal do Estadual

iG Minas Gerais | Antônio Anderson |

De olho na semi. Para garantir vaga na próxima fase do Campeonato Mineiro, América precisa melhorar as atuações do setor defensivo
LEO FONTES / O TEMPO
De olho na semi. Para garantir vaga na próxima fase do Campeonato Mineiro, América precisa melhorar as atuações do setor defensivo

Acertar a defesa virou uma das principais preocupações do técnico Moacir Júnior no Campeonato Mineiro. Em nove jogos pela competição, a equipe levou 11 gols, o que acabou custando pontos importantes na tabela e comprometeu as chances de o time garantir de forma mais tranquila uma vaga na semifinal.

O treinador americano utilizou duas duplas diferentes de zaga para começar os jogos. Nas cinco primeiras partidas, a defesa foi formada por Lula e César Lucena e o alviverde venceu um jogo, empatou dois e perdeu dois. A partir do clássico contra o Atlético, Moacir Júnior deu chance para Renato Santos, no lugar de Lucena. Nesta sequência, o América venceu duas partidas, empatou uma e perdeu outra.

A instabilidade defensiva americana pode ser verificada principalmente no clássico contra o Atlético. O Alviverde terminou o primeiro tempo vencendo de 2 a 0, mas, na etapa complementar, o time não conseguiu segurar o ataque atleticano e levou a virada de 3 a 2. Contra o Minas Boca, o Coelho saiu na frente, mas se descuidou e sofreu o empate e a virada faltando seis minutos para o término da partida. Pontos que, restando duas rodadas para o término da fase classificatória do Campeonato Mineiro, fazem falta ao time em sua briga por uma vaga na semifinal do Estadual.

Chances. Segundo o departamento de probabilidades da UFMG, as chances de classificação do América à semifinal do Campeonato Mineiro são de 18,2% contra 64,6% do Tupi e 95,5% do Boa Esporte. A Caldense também está na briga, com 13,8%. Para terminar a fase classificatória no G-4, o Coelho precisaria vencer seus dois jogos – amanhã, contra o Boa Esporte, e no domingo, diante da Caldense – e torcer por tropeço de Boa ou Tupi na última rodada. A Coruja vai enfrentar o Atlético em Belo Horizonte, enquanto o Galo Carijó recebe o Guarani.

“Ainda temos chances de classificação. Esse ponto conquistado contra o Villa Nova elimina qualquer possibilidade de um rebaixamento, e vamos trabalhar para recuperar os jogadores e nos preparar para o jogo de quarta-feira. Se vencermos os dois próximos jogos, podemos nos classificar e vamos em busca desses resultados”, afirmou o técnico do América Moacir Júnior.

Problemas

Desfalques. O técnico Moacir Júnior não vai poder contar com o zagueiro César Lucena no jogo contra o Boa Esporte e corre o risco de perder ainda o zagueiro Renato Santos, que deixou o jogo contra o Villa com dores.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave