Getty Images permitirá a divulgação de suas fotos em redes sociais

Internautas poderão postar fotos, desde que com créditos

iG Minas Gerais | Da redação |

Treinamento. Arioswaldo da Silva nos treinos de atletismo da seleção brasileira paraolímpica, em Manchester, Inglaterra
Buda Mendes/Getty Images -18.8.2012
Treinamento. Arioswaldo da Silva nos treinos de atletismo da seleção brasileira paraolímpica, em Manchester, Inglaterra

São Paulo. A Getty Images, maior serviço de fotos do mundo e proprietária das fotos que ilustram esta reportagem, está abrindo mão da marca d’água na maior parte de sua coleção, segundo o site “The Verge”. A mudança vem junto a um novo programa, que permitirá aos internautas postarem fotos nas mídias sociais e em blogs, desde que seja acrescentado no pé da imagem o crédito e o link para a página licenciada.

A retirada da marca d’água é um risco para a empresa, já que torna ainda mais fácil capturar e manipular as fotos para conseguir uma versão não licenciada. “Olhe, se você quer conseguir uma imagem da Getty hoje, você pode encontrá-la sem a marca d’água facilmente”, disse Craig Peters, um executivo de desenvolvimento de negócios da empresa ao “The Verge”. “A forma como você faz isso é indo ao site de um dos nossos clientes e clicando na imagem com o botão direito. Ou você usa a pesquisa de imagens do Google ou do Bing e você chega lá. Nosso conteúdo já estava em toda parte”, disse Peters. Como a indústria musical, a Getty Images está enfrentando uma nova realidade com a internet, onde o conteúdo é frequentemente compartilhado sem crédito ou pagamento. Agora, a empresa está tentando acompanhar as mudanças por meio das mídias sociais. Para Peters, assim como no YouTube, a empresa terá mais controle das imagens incorporadas e poderá usá-las para colocar anúncios e coletar informações de usuários. “Vimos o que o YouTube tem feito para monetizar sua capacidade de incorporação”, disse Peters. “Não sei se vai ser apropriado para nós ou não”, finalizou.

Nova lógica comercial pode trazer vantagens A Getty Images é a maior fornecedora mundial de imagens fotográficas de arquivo. A empresa, adquirida pelo Carlyle Group em 2012, está pensando em uma nova lógica comercial ao tornar 30 milhões de imagens disponíveis gratuitamente para compartilhamento em blogs e mídias sociais. Sem conseguir impedir à força que as pessoas usassem suas imagens sem permissão, a Getty tenta faturar tornando sua marca mais visível na internet, e atraindo mais pessoas ao site da companhia. Além disso, a empresa estuda integrar publicidade às suas imagens.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave