Desafio para viver Hendrix

Destro, músico Andre 3000 teve de treinar pesado para tocar com a mão esquerda a fim de interpretar o guitarrista

iG Minas Gerais |

Canhota. Em “All Is By My Side”, Andre encarna o lendário guitarrista norte-americano Jimi Hendrix
darko
Canhota. Em “All Is By My Side”, Andre encarna o lendário guitarrista norte-americano Jimi Hendrix

São Paulo. O músico Andre 3000, do Outkast, teve de treinar para tocar guitarra com a mão esquerda durante seis horas por dia, na preparação para viver Jimi Hendrix (1942-1970) no cinema. Ele fará o lendário guitarrista norte-americano na cinebiografia “All Is By My Side”. As informações são da revista “Billboard”.

Segundo o produtor do filme, Danny Bramson, o guitarrista Waddy Wachtel regravou as músicas da trilha sonora, tocando com o estilo de Hendrix. Mas Andre 3000 precisava ser convincente na sua interpretação. “A ideia de qualquer pessoa interpretando Hendrix, ainda mais essa pessoa sendo um guitarrista destro, foi um dos maiores desafios do projeto”, disse Bramson à “Billboard”.

“Eu encontrei um professor muito paciente e criei uma rotina para Andre quando ele veio para Los Angeles. Ele se sentava num estúdio, seis horas por dia, se dedicando muito a aprender a tocar com a mão esquerda. Seu estilo como guitarrista tinha que carregar as ideias de graça e fluidez. John (Ridley, diretor do filme) e eu decidimos que não queríamos a câmera no rosto dele, sem a guitarra. Ele continuou treinando numa sala à parte ao longo da produção”, completa Bramson.

O filme é escrito e dirigido por John Ridley, que recentemente venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado com “12 Anos de Escravidão”. A trama conta a vida de Hendrix entre 1966 e 1967, período no qual ele iniciou sua carreira como guitarrista de apoio em clubes de Nova York. Hendrix é descoberto por Linda Keith (Imogen Poots), uma modelo apaixonada por música que na época namorava o guitarrista Keith Richards (Ashley Charles). Acreditando no potencial do guitarrista, ela o convence a se mudar para Londres. Na capital inglesa, Hendrix formou a banda Experience e gravou o clássico álbum “Are You Experienced”. O longa também aborda um momento especial na carreira de Jimi Hendrix, quando ele fez um show histórico no Monterey Pop Festival, no estado norte-americano da Califórnia, no qual Hendrix ateou fogo em sua guitarra, registrando um dos momentos mais icônicos do rock.

“All Is By My Side” não terá nenhuma música escrita ou composta por Jimi Hendrix na trilha sonora, uma vez que o espólio do guitarrista não autorizou seu uso. Em vez disso, Andre 3000 tocará músicas dos Beatles e de Muddy Waters regravadas pelo próprio Hendrix na década de 1960. Não há previsão de estreia do longa no Brasil.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave