Confiança do consumidor de BH tem queda de 3,63% em fevereiro

O item Situação Econômica do País foi o que apresentou maior variação negativa, de -12,24%, e da Inflação, a maior variação positiva, de 3,59%

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Nota de R$ 1 é artigo raro desde que parou de ser produzida, em 2006
aalexandre guzanshe - 18.4.2009
Nota de R$ 1 é artigo raro desde que parou de ser produzida, em 2006

A Fundação IPEAD divulgou nesta segunda-feira (20) o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte. O texto é um indicador que sintetiza a opinião dos consumidores em relação a diversos aspectos conjunturais capazes de afetar as suas decisões de consumo no curto, médio e longo prazos.

Neste sentido, o ICC permite ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores com o objetivo de melhor planejar o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros.

Mensalmente, são entrevistados 210 consumidores que compram, com frequência, em BH. Este tamanho da amostra corresponde a uma margem de erro de 1,85 pontos no valor do índice geral. A pesquisa de campo referente ao mês de fevereiro ocorreu entre os dias 29/01/14 e 28/02/14.

O Índice de Confiança do Consumidor referente a fevereiro de 2014 alcançou 44,98 pontos, abaixo, portanto, do nível que separa o pessimismo do otimismo. Na comparação com o mês de janeiro/14, observou-se uma queda de 3,70%.

O Índice de Expectativa Econômica (IEE) apresentou uma queda de 3,63% em comparação ao mês anterior, assim como o Índice de Expectativa Financeira (IEF), com queda de 3,75%. O item Situação Econômica do País foi o que apresentou maior variação negativa, de -12,24%, e aquele da Inflação, a maior variação positiva, de 3,59%.

Os grupos que lideraram a lista dos bens e serviços que os consumidores pretendem adquirir são: Vestuário e Calçados (18,10%), Móveis (12,86%), Moradia (12,38%) e Veículos (10,00%) (GRAF. 3). Há sensível diferença de pretensão de compra entre homens e mulheres.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave