Flamengo elimina Botafogo e conquista Taça Guanabara

Mesmo com jogos pela Libertadores no meio da semana, times encararam clássico de maneiras diferentes; Rubro-negro foi com força, mas alvi-negro preferiu poupar jogadores

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

O Flamengo venceu o clássico com o Botafogo neste domingo no Maracanã e conquistou o título simbólico da Taça Guanabara com duas rodadas de antecedência. Com o placar de 2 a 0, chegou aos 34 pontos e não poderá mais ser alcançando pelo Fluminense, vice-líder do Campeonato Carioca com 27. O resultado ainda provocou a eliminação precoce dos botafoguenses.

Tanto Flamengo quanto Botafogo têm jogos pela Libertadores no meio de semana, mas encararam de forma diferente o clássico deste domingo. Enquanto os flamenguistas foram a campo praticamente com força máxima - os desfalques foram André Santos e Elano, que se recuperam de lesão -, os botafoguenses preferiram poupar seus jogadores e voltaram a atuar com time reserva - para compensar, teve a estreia do atacante paraguaio Zeballos, que apareceu pouco.

Com isso, o Flamengo foi melhor no primeiro tempo. O time do técnico Jayme de Almeida não chegou a ter amplo domínio, mas teve maior volume de jogo e criou as melhores oportunidades. Hernane conseguiu cabecear a gol duas vezes, Léo Moura frequentemente pôde ser visto na linha de fundo e até mesmo os homens de meio-de-campo apareceram para a finalização.

O placar foi aberto aos 10 minutos do primeiro tempo. Após boa triangulação na entrada da área, Gabriel recebeu passe de Márcio Araújo em velocidade e chutou rasteiro, por baixo de Helton Leite, para fazer 1 a 0 para o Flamengo.

Mal na primeira etapa, o Botafogo melhorou no segundo tempo avançando seus jogadores. O time do técnico Eduardo Hungaro fez um jogo equilibrado e conseguiu segurar o Flamengo. E nem mesmo a expulsão do volante Airton, que levou o segundo amarelo aos 21 minutos, impediu que a equipe partisse para o ataque em busca do gol de empate.

O problema foi que, vencendo o jogo, o Flamengo tratou de reforçar a marcação no meio e explorar eventuais contra-ataques. Márcio Araújo e Paulinho, que entrou no decorrer do segundo tempo, criaram as melhores chances. Mas coube a Léo, que substituiu o lesionado Léo Moura, a tarefa de definir o marcador. Aos 45 minutos, ele recebeu passe de Hernane na área e marcou o gol que sacramentou a conquista da Taça Guanabara.

Assim, o Botafogo acabou eliminado precocemente do Campeonato Carioca - está com apenas 16 pontos, em sétimo lugar. E o Flamengo, que já estava classificado para as semifinais, termina a primeira fase com a melhor campanha, o que dá o título simbólico da Taça Guanabara.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 0 X 2 FLAMENGO

BOTAFOGO - Helton Leite; Lucas, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Bolatti, Renato (Fabiano) e Daniel (Gegê); Zeballos e Henrique (Yguinho). Técnico: Eduardo Hungaro.

FLAMENGO - Felipe; Léo Moura (Léo), Wallace, Samir e João Paulo; Cáceres (Feijão), Muralha, Márcio Araújo, Everton e Gabriel (Paulinho); Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.

GOLS - Gabriel, aos 10 minutos do primeiro tempo; Léo, aos 45 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Daniel de Sousa Macedo.

CARTÃO AMARELO - Airton, Everton, Fabiano, Júnior Cesar e Lucas.

CARTÃO VERMELHO - Airton.

RENDA - R$ 589.050,00.

PÚBLICO - 9.648 pagantes (12.348 presentes).

LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio (RJ).