Santos goleia 3º rival seguido e é cada vez mais líder

Thiago Ribeiro, Leandro Damião e Diego Cardoso marcaram os gols do 4 a 1 contra o Oeste. Equipe tem melhor campanha do Paulistão, até agora

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

O Santos segue com tudo na campanha para avançar à fase final do Paulistão com a melhor campanha geral. Neste domingo, não teve uma grande atuação, mas fez o suficiente para vencer o Oeste com folgas, por 4 a 1. Thiago Ribeiro, duas vezes, Leandro Damião, de ombro, e Diego Cardoso marcaram os gols da partida válida pela 13.ª rodada do Estadual.

A goleada é a terceira seguida do Santos, que marcou 14 gols nessa sequência. A equipe tem 32 pontos e saldo de gols de 22, na liderança do Grupo C. Se vencer o Rio Claro, no próximo domingo, chega à partida contra o Palmeiras, pela última rodada, na Vila, independente de outros resultados, jogando pelo empate pelo posto de time de melhor campanha.

Já o Oeste está em situação desesperadora. Tem oito pontos, na lanterna do Grupo D, e só fica à frente do Paulista na classificação geral. Para escapar da Série A2, só vencendo a Portuguesa (em Itápolis) e São Bernardo (fora) e contando com uma improvável combinação de resultados. Mesmo se ganhar, pode ser rebaixado na próxima rodada.

O JOGO - Apesar de precisar urgentemente da vitória para tentar escapar do rebaixamento, o Oeste parecia não fazer muita questão de atacar. Tanto é que, com 19 minutos, o goleiro Paes já recebeu cartão amarelo por retardar a reposição de bola (cera). Azar do time de Itápolis que, logo em seguida, o Santos abriu o placar. Emerson cruzou, Damião deu de ombro, e pegou o goleiro muito mais posicionado.

Antes de o Santos fazer 1 a 0, os dois times haviam tido chances de marcar. Os donos da casa, exatamente num cabeceio de Damião. Os visitantes, numa bobeira de Cícero, que perdeu a bola na defesa. Timbó bateu forte, mas Vladimir pegou à queima roupa.

Diferente das últimas partidas, o Santos não conseguiu imprimir um grande ritmo de jogo. Chance real de ampliar o placar no primeiro tempo, só uma, com Gabriel concluindo para fora o cruzamento de Lucas Lima. O Oeste respondeu com uma pancada de Jeferson Paulista. Vladimir novamente foi muito bem para defender.

O segundo tempo começou sem muita disposição, mas o Santos conseguiu fazer valer a superioridade técnica para fazer o segundo. Boa jogada de Bruno Peres pela direita. O lateral cruzou na medida para Thiago Ribeiro cabecear. A bola bateu no travessão, pingou dentro do gol e saiu. O árbitro demorou, mas anotou o segundo santista.

O terceiro saiu aos 30 minutos, após cobrança de escanteio. Neto cabeceou, Paes pegou, e Thiago Ribeiro fez no rebote. O atacante foi participativo também no quarto, quando rolou para o garoto Diego Cardoso esperar o goleiro escolher um canto e fuzilá-lo. Nos acréscimos, de falta, Eric descontou.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 4 X 1 OESTE

SANTOS - Vladimir; Bruno Peres, Neto, Jubal e Emerson (Zé Carlos); Arouca, Cícero e Lucas Lima (Serginho); Gabriel (Diego Cardoso), Thiago Ribeiro e Leandro Damião. Técnico - Oswaldo de Oliveira.

OESTE - Paes; Eric, Mauro Viana, Ligger e Denis; Timbó (Fernandinho), Artur, João Denoni (Pablo), Jeferson Paulista (Piauí) e Lelê. Wagninho. Técnico - Sérgio Guedes.

GOLS - Leandro Damião, aos 21 minutos do primeiro tempo; Thiago Ribeiro, aos 14 e aos 30, Diego Cardoso, aos 37, e Eric, aos 46 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Flavio Rodrigues Guerra.

CARTÕES AMARELOS - Mauro Viana, Thiago Ribeiro, Gabriel, Eric e Paes.

RENDA - R$ 179.623,00.

PÚBLICO - 6.338 pagantes .

LOCAL - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

Leia tudo sobre: santospaulistãogoleadaoesteliderança