Pão de queijo agora gourmet

Lojas da capital focam na venda do tradicional produto mineiro com receitas diferentes

iG Minas Gerais | da redação |

Casal. Ênia e Daniel começaram a fazer pães de queijo para amigos em São Paulo e, como deu certo, voltaram a Minas para abrir negócio
UARLEN VALERIO / O TEMPO
Casal. Ênia e Daniel começaram a fazer pães de queijo para amigos em São Paulo e, como deu certo, voltaram a Minas para abrir negócio

A mistura de queijo endurecido com massa de polvilho, criada no século XVIII em uma fazenda do interior de Minas, como diz a lenda, não é mais a única receita do pão de queijo. Assim como o brigadeiro e a cerveja, o tradicional produto mineiro ganhou versões gourmet que vêm conquistando apreciadores na capital.

Aberta em julho do ano passado no bairro Santa Efigênia, a Pão de Queijaria logo despertou a curiosidade do público. Segundo a proprietária Camila Froes, a ideia surgiu de forma inusitada. “Como bons mineiros, na minha casa somos apaixonados por pão de queijo. Começamos a recheá-lo e virou um sucesso entre amigos. Percebi que não havia até então nada parecido no mercado e decidi investir”.

A casa vende cerca de 260 pães de queijo por dia, e Camila espera abrir a segunda loja ainda neste ano.

Em novembro de 2013, outra casa especializada, a Pãodequeijeria, chegou ao bairro Cruzeiro com diferentes tipos de queijos e recheios, mas sem o rótulo “gourmet”. “Tudo é feito à moda antiga, do jeito que foi ensinado pela minha bisavó, avó, mãe, com uma receita, no mínimo, centenária”, diz o sócio-proprietário Daniel Garcia.

A ideia de investir no negócio surgiu quando ele e a esposa, Ênia, mineiros, moravam em São Paulo e passaram a distribuir os pães de queijo que faziam entre amigos. Com a receita aprovada e a saudade de casa, o casal decidiu iniciar o empreendimento em Belo Horizonte. “Juntamos a fome com a vontade de comer pão de queijo, colocamos a viola na sacola e partimos de volta”.

A Pãodequeijeria produz por mês cerca de 10 mil pães de queijo assados e congelados e tem meta de crescer ao menos 300% neste ano. “Parece muito, mas não é, pois estamos em fase de maturação do negócio, e os números ainda são muito baixos perto do que queremos para a lojinha”.

A Savassi também recebeu uma loja do ramo, em janeiro, batizada de A Pão de Queijaria, que recebe até 150 clientes por dia – resultado acima do esperado pelos sócios Mario Santiago e Lucas Parizzi. “As pessoas receberam bem a ideia de consumir um pão de queijo gourmet, feito com ingredientes selecionados, servido em prato em vez de guardanapo, e pagar um pouco mais por isso”, diz Santiago.

Segundo Parizzi, as releituras gourmets da casa respeitam as tradições. Os pães de queijo são recheados com insumos mineiros, e as carnes passam a noite inteira marinando. “O movimento d’A Pão de Queijaria é de resgate à tradição por meio do uso de queijo artesanal e de ovo caipira nas receitas”. Onde encontrar pão de queijo em BH

Pão de Queijaria

Rua Álvares Maciel, 441, Santa Efigênia.

(31) 3241-5761

Aberto de segunda à sexta-feira, de 7h às 19h.

A Pão de Queijaria

Rua Antônio de Albuquerque, 856, Savassi. (31) 3244-2738

Aberto de segunda-feira a sábado, de 10h às 23h.

Pãodequeijeria

Rua Pium-I, 354, Cruzeiro. (31) 2510-0534

Aberto de segunda à sexta-feira, de 9h às 19h, e sábado, de 9h às 13h.

Armazém Dona Lucinha

Avenida do Contorno, 6283, São Pedro.

(31) 3281-9526

Aberto de segunda à sexta-feira, de 7h às 19h30, e sábado, de 8h às 16h.

Pão de Queijo Luciana

Rua Álvares Maciel, 670, Santa Efigênia.

(31) 3241-1889

Aberto de segunda à sexta-feira, de 6h às 19h, e sábado de 6h às 11h.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave