Doações levam a duplo apoio

Prefeitos que são beneficiados pelos dois governos admitem que vão se aliar aos dois rivais

iG Minas Gerais | Isabella Lacerda e Lucas Pavanelli |

Casamento eleitoral. Dilma Rousseff e Antonio Anastasia buscam o apoio dos prefeitos mineiros
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Casamento eleitoral. Dilma Rousseff e Antonio Anastasia buscam o apoio dos prefeitos mineiros

De todas as prefeituras de Minas contempladas pela doação de máquinas pelos governos federal e estadual, 101 foram beneficiadas em dobro. Os prefeitos desses municípios receberam as chaves de máquinas agrícolas das mãos da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador Antonio Anastasia (PSDB).

Em ano eleitoral, as doações de retroescavadeiras, motoniveladoras ou pás-carregadeiras, por exemplo, podem ser o motor para incentivar uma prática comum adotada nas últimas eleições no Estado: a base dupla, ou seja, o apoio declarado à reeleição de Dilma no Planalto e ao candidato do PSDB ao Palácio Tiradentes, o ex-ministro Pimenta da Veiga. Esse possível fenômeno eleitoral, que marcou eleições anteriores com o famoso Lulécio, em 2006, e também com o Dilmasia, em 2010, agora em 2014 já está sendo batizado por alguns políticos como “Dilmaveiga”. Os principais cabos eleitorais dos candidatos, os prefeitos, não parecem achar contraditório fazer campanha para o PT em nível federal e para o PSDB no Estado.

Pequeri, município da Zona da Mata com 3.000 habitantes, foi um dos beneficiados duplamente. Comandado pelo PMDB do prefeito Joaquim Simeão Neto, os dois caminhões-caçamba recebidos das mãos de Dilma e Anastasia já estão trabalhando no município.

O secretário de Governo do município, José Antonio Calzavaras, acredita que o “Dilmaveiga” poderá estar presente nas eleições. “Nosso deputado aqui é o Lincoln Portela. O que ele pedir para fazermos, nós faremos”, explica Neto. Portela é do PR, partido coligado ao PT, nacionalmente e que em Minas participa do governo do PSDB.

Em Aricanduva, no Vale do Jequitinhonha, a situação é ainda mais inusitada. Com as máquinas em mãos, a prefeita Maria Arlete dos Santos Azevedo, do PPS, legenda que faz oposição ao governo federal e é aliada de Anastasia, deve apoiar Dilma, ao contrário da orientação partidária. E a doação da máquina parece ter sido fundamental para garantir o apoio ao PT. Segundo a assessoria do município, a cidade gastava muito com o aluguel dos equipamentos, problema agora solucionado.

Pimenteves

Apoio. Em Cabo Verde (Sul), o prefeito Edson Ferreira (DEM) foi beneficiado pelos dois governos, mas não pretende mudar de lado: vai apoiar Aécio Neves nacionalmente e Pimenta da Veiga em Minas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave