Da Suíça para Pernambuco

Fiat Chrysler confirma, no Salão de Genebra, fabricação de jipinho no Brasil; mostra ainda tem muitas atrações

iG Minas Gerais | Rapahel Panaro |

No Brasil, não há confirmação do conjunto mecânico do modelo
DPP/AutoReporter/Divulgação
No Brasil, não há confirmação do conjunto mecânico do modelo

Os grandes salões internacionais formam uma espécie de Grand Slam do automóvel. E, como nos torneios de tênis, cada um deles valoriza determinada área de excelência. O Salão de Detroit seria o Australian Open: é o que inicia os trabalhos a cada ano. O Salão de Tóquio é como o US Open, menos tradicional. O charme da dobradinha Paris/Frankfurt seria, analogamente, o Torneio de Roland Garros, que é o de maior repercussão. Já a grama sagrada de Wimbledon, na Inglaterra, é comparável ao Salão de Genebra: são antigos e fleumáticos. O motor show suíço, que vai até o dia 14 de março, está em sua 84º edição. Desde 1930, a cidade europeia se torna palco de um embate em campo neutro entre modelos europeus. Por isso, fabricantes alemães, italianos, franceses e ingleses escolhem o evento para apresentar alguns de seus veículos mais importantes.

E, de todas as novidades apresentadas, a mais importante para o nosso mercado veio da Fiat Chrysler, que admitiu no Salão de Genebra que o Jeep Renegade será o primeiro modelo a ser produzido na fábrica que a Fiat já ergue em Goiana, Pernambuco. O SUV compacto chegará ao mercado nacional em 2015 e usa a mesma plataforma dos modelos 500L, 500X – ainda inédito – e Punto europeu, da Fiat. O modelo traz algumas novas soluções mecânicas, como o Jeep Active Drive Low. O sistema funciona como se fosse uma tração reduzida e será de série. O modelo também terá uma versão com câmbio de nove marchas.

Serão 16 combinações de propulsores e transmissões para atender todos os mercados – no total, o carro vai para mais de cem países.

O modelo de entrada da Jeep vai enfrentar, no Brasil, Ford EcoSport, Renault Duster e Chevrolet Tracker. Com 4,23 m de comprimento, 1,69 m de largura, 2,57 m de entre-eixos e porta-malas de 350 l, o Renegade será produzido inicialmente na Itália.

Outro modelo apresentado na mostra suíça que estará em breve nas ruas brasileiras é a reestilização da terceira geração do Focus, lançada no ano passado no Brasil. Com a nova identidade visual da marca, o hatch médio se alinha ao restante da linha. O face-lift é esperado para chegar ao modelo brasileiro no ano que vem.

Nas marcas premium, os destaques foram os modelos do trio alemão composto por Mercedes-Benz, BMW e Audi. A marca da estrela levou para Genebra o Classe S Cupê. A versão duas portas do sedã de luxo traz o melhor da fabricante em tecnologia. A BMW quebrou na Suíça uma antiga tradição: apresentou seu primeiro modelo com tração dianteira. A duvidosa honra coube ao Série 2 Active Tourer. Fechando, a novidade da Audi foi a terceira geração do TT. O modelo ganhou nova plataforma, ficou mais leve e potente.

Os holofotes também se voltaram para a Alfa Romeo, que tratou de levar uma versão conversível do esportivo 4C. Sergio Marchionne, presidente do grupo, ainda deu a entender que a marca italiana está perto de voltar a ser comercializada no Brasil.

Já a Volkswagen apostou no conceito T-Roc. O modelo é uma mistura de cupê com crossover e usa a arquitetura modular MQB, a mesma do Golf. Renault e Peugeot apostaram em modelos compactos, bem ao gosto francês, com o Twingo e o 108.

Os superesportivos também Ferrari, Lamborghini e McLaren. A Casa de Maranello exibiu a nova California T, que marca o retorno de motor turbo nos carros da Ferrari. Já a compatriota Lamborghini espera repetir com o Huracán LP610-4 o sucesso do Gallardo. No lado inglês, a McLaren fundiu os conceitos de seus dois carros – MP4-12C e P1 – para criar o 650S, um modelo intermediário que já chega nas versões cupê e conversível.

Jogo rápido

Tecnologia. A Nissan mostrou no Salão de Genebra um retrovisor interno inteligente que utiliza tela de LCD no lugar do espelho tradicional e trabalha em conjunto com uma câmera de alta resolução instalada na traseira do veículo.

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