Assistência odontológica em UBS está comprometida

Número de odontologistas estaria sendo reduzido e equipamento está danificado

iG Minas Gerais | Lisley Alvarenga |

Apesar de ser referência na região para tratamento odontológico, unidade não está realizando atendimentos
Nelson Batista
Apesar de ser referência na região para tratamento odontológico, unidade não está realizando atendimentos

Moradores que são atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Laranjeiras, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão preocupados com situação da unidade. É que o local, apesar de ser considerado uma referência na região no que se refere à tratamento odontológico, está com esse serviço comprometido.

Segundo eles, há cerca de três meses a unidade não atende nenhum paciente que precisa de tratamento odontológico porque um equipamento de compressor está danificado. “Meu filho tem um problema sério na arcada dentária e precisa ir ao dentista todo mês. Ele sempre se tratou na UBS, mas, agora, a médica disse que não pode marcar nenhuma consulta porque o compressor está quebrado. Não tenho condição para levá-lo a um dentista particular e os funcionários não o transferem para outra unidade”, reclama a auxiliar de limpeza Lídia Rocha, de 32 anos.

O líder comunitário Daniel de Oliveira conta que a situação pode ficar pior já que, conforme ele, a unidade vai reduzir seu quadro de profissionais. “Antes eram cinco dentistas, mas soubemos que a unidade terá apenas um. Isso não pode acontecer. O local é uma referência para seis bairros da região e a maioria dos moradores aqui não tem condições de pagar uma consulta. Estamos fazendo um abaixo-assinado e, caso a prefeitura não tome providências, vamos fazer uma denúncia no Ministério Público”.

Resposta

A assessoria da prefeitura informou que o aparelho compressor passará por reparos na próxima semana. A secretaria disse ainda que a atual gestão encontrou a unidade defasada e a mesma passa por uma reestruturação. Para suprir a falta de profissionais, os aprovados no último concurso vêm sendo chamados progressivamente.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave