Move começa a circular com apenas três linhas

Depois de quatro anos de obras, o novo transporte público de Belo Horizonte irá funcionar parcialmente na avenida Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Três linhas do Move iniciaram operação neste sábado, mas obras para implantação do sistema ainda estão em andamento
JOAO GODINHO / O TEMPO
Três linhas do Move iniciaram operação neste sábado, mas obras para implantação do sistema ainda estão em andamento

Após quatro anos de obra, começaram a funcionar parcialmente às 4h30 deste sábado (8) o novo transporte público - o Move (nome dado ao BRT, sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) - de Belo Horizonte. A BHtrans afirmou que o início das operações aconteceram no horário previsto.

A estreia conta com apenas três linhas - que ligam as estações, em sua maioria, pelos corredores exclusivos -  que operam nas avenidas Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont. Com um investimento de R$ 1,06 bilhão, o novo sistema é a maior mudança viária das últimas décadas e a grande aposta da prefeitura para melhorar o trânsito e o transporte coletivo. Especialistas, por sua vez, divergem sobre o assunto, e muitos não acreditam em grandes melhorias.     As linhas vão partir da nova Estação São Gabriel, na região Nordeste. Duas delas seguem para o centro, e a outra vai direto para a região hospitalar e a Savassi.

Nas próximas etapas cerca de 15 linhas convencionais serão substituídas por alimentadoras integradas ao Move na Estação São Gabriel. Ao todo, o local vai receber 32 alimentadoras diariamente.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave