Elas comandam o 'Jornal Nacional' no Dia Internacional da Mulher

Emissora homenageia profissionais femininas neste dia 8 de março

iG Minas Gerais |

Âncoras. Patrícia Poeta hoje terá a companhia de Sandra Annenberg na bancada do “JN”
TV Globo / Divulgação
Âncoras. Patrícia Poeta hoje terá a companhia de Sandra Annenberg na bancada do “JN”

SÃO PAULO. A Globo exibe hoje uma série de ações especiais em sua programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Uma delas deve ser um marco na história do canal. É que o principal telejornal da emissora, o “Jornal Nacional”, que completa 45 anos em 2014, será apresentado por duas mulheres pela primeira vez. Assim, Patrícia Poeta, que já comanda o noticiário, dividirá a bancada com a jornalista Sandra Annenberg. “Nós temos colegas editoras, operadoras, engenheiras, redatoras, maquiadoras, técnicas e diretoras. Ter duas mulheres na bancada do ‘JN’ é um ato simbólico, de reconhecimento da grande contribuição diária dessas mulheres à produção do nosso jornalismo”, diz Patrícia. 

Para Sandra, que apresenta o “Jornal Hoje”, a ação do canal é um reflexo da sociedade. “No Brasil, nos últimos dez anos, o número de mulheres chefes de família quadruplicou, as mulheres invadiram o mercado de trabalho, a escolaridade feminina também aumentou e, apesar disso tudo, ainda há tanto por conquistar”, diz a apresentadora. “Estar na bancada do ‘JN’ neste 8 de março é uma honra”, complementa.

Os demais homens que apresentam os telejornais da Globo também darão espaço às mulheres. No “Jornal Hoje”, a apresentação ficará por conta de Renata Capucci. Além das substituições, os noticiários deverão exibir reportagens especiais sobre as mulheres. Cris Dias ocupará a vaga de Tiago Leifert no comando do “Globo Esporte”. Ela já tinha assumido o posto no programa esportivo quando Leifert se dedicou à apresentação do “The Voice Brasil”, no ano passado. “Nessa edição, vamos exibir matérias que valorizam a participação feminina nas modalidades esportivas”, fala Cris.

Os programas da linha de entretenimento também terão especiais sobre as mulheres neste 8 de março. É o caso do “Estrelas”, apresentado por Angélica. Ela recebe a atriz Juliana Paiva, da novela “Além do Horizonte”, em um bate-papo sobre os direitos das mulheres.

Em seguida, no “Caldeirão do Huck” apresenta a competição “X1000”, em que um grupo de voluntários ajudará mulheres e crianças com câncer.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave