Mostras de filmes passeiam pelo lúdico e pelo universo adulto

Oi Futuro BH promove Musicais Infantis e Destaques do Festival Internacional Lume de Cinema

iG Minas Gerais | Vinícius Lacerda |

Mostra infantil conta com musicais como o clássico “Mary Poppins”
WALT DISNEY / DIVULGAÇÃO
Mostra infantil conta com musicais como o clássico “Mary Poppins”

O projeto Cineclube, realizado pelo Oi Futuro BH, retoma hoje suas atividades com o início de duas mostras de filmes: Musicais Infantis, voltada para o público infantojuvenil, e Destaques do Festival Internacional Lume de Cinema, para o público adulto. Ambas contam com exibições em todos os sábados deste mês.

Na mostra destinada ao público jovem, serão exibidos clássicos como “O Mágico de Oz” (1939), do diretor Victor Fleming, e “O Pequeno Príncipe” (1974), de Stanley Donen. “Apesar de muito conectada, a meninada está muito afastada dos clássicos hoje em dia. Por isso, resolvemos idealizar a exibição destes filmes como meio para dar acesso a eles”, comenta o curador do espaço cultural do Oi Futuro, Sérgio Ricardo.

Outro filme em destaque na programação é a versão de 1964 do filme “Mary Poppins”, dirigido por Robert Stevenson. A trama da babá que usa do guarda-chuva mágico como paraquedas atrai atenção até nos dias de hoje. Aliás, está cartaz na capital, o longa “Walt nos Bastidores de Mary Poppins”, que mostra como o empresário Walt Disney conseguiu, com muito custo, os direitos da personagem de sua criadora, P.L. Travers.

Para escolha das produções, um dos critérios utilizados foi a linguagem. “São filmes que qualquer pessoa pode entender facilmente”, comenta Ricardo.

A mostra Destaque do Festival Internacional Lume de Cinema, por outro lado, traz filmes recentes e que tratam de temas adultos. Entre eles, está o premiadíssimo “Lola” (2009), que apresenta o encontro de duas senhoras que tentam defender os respectivos netos em um julgamento, nas Filipinas. Dirigido por Brillante Mendoza, o longa foi premiado em festivais de diversos países, como China, Espanha e Itália. “Fizemos uma parceria com a distribuidora Lume e eles nos ajudaram a fazer a curadoria dos filmes”, conta Ricardocurador.

Empolgado com as mostras realizadas no espaço desde o sucesso da exibição dos filmes de Stanley Kubrick, Ricardo acredita que estão no caminho certo. “O projeto vem se solidificando cada vez mais”, diz.

A programação completa pode ser vista no site www.oifuturo.org.br.

Agenda

O quê. Mostras Musicais Infantis e Destaque do Festival Internacional Lume de Cinema

Quando. De hoje até dia 29

Onde. Oi Futuro BH (avenida Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras)

Quanto. Gratuito

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave