Aldo Rebelo vê solução para realizar Fan Fest no Recife

Para Rebelo, Recife pode seguir o exemplo de São Paulo e captar recursos privados para realização da Fan Fest

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Rebelo destacou que há responsabilidades federais, estaduais, municipais e privadas na concepção da Copa
Elza Fiuza/Agência Brasil
Rebelo destacou que há responsabilidades federais, estaduais, municipais e privadas na concepção da Copa

De passagem pelo Recife nesta sexta-feira, para representar a presidente Dilma Rousseff no velório do deputado federal Sérgio Guerra, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, não descartou a possibilidade de a capital pernambucana receber a Fan Fest, evento festivo da Fifa que reúne torcedores para assistir aos jogos por telões, durante o período da Copa do Mundo.

No entendimento do ministro, não houve "cancelamento", mas uma decisão da prefeitura do Recife de não colocar dinheiro público para organizar o evento. "Eu não soube do cancelamento, porque uma coisa é o poder público dar recursos para uma atividade e a outra coisa é a atividade ser cancelada", defendeu Aldo Rebelo.

Para ele, Recife pode seguir o exemplo de São Paulo e captar recursos privados para realização da Fan Fest. O ministro destacou que, na concepção da Copa do Mundo, há responsabilidades federais, estaduais, municipais e privadas.

"Não li a decisão da Prefeitura desta forma. Uma coisa é dizer que não tem recurso público para fazer e outra coisa é dizer que não vai fazer. Em São Paulo, por exemplo, não houve uma decisão de não fazer a estrutura temporária, mas houve a decisão de não colocar recursos públicos, porque o governo do Estado conseguiu colocar recursos privados", justificou o ministro.

Questionado sobre a resposta do ministro, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, afirmou que a gestão municipal continua tratando do assunto e reiterou que a decisão foi de "não colocar dinheiro público no processo". "Pode ser que a Fan Fest seja realizada. Agora, não vai ter dinheiro da prefeitura. Há a possibilidade de patrocinadores ou a própria Fifa bancar essa questão", explicou Geraldo Julio, durante o velório de Sérgio Guerra.

Recentemente, a Fifa já mandou um recado via imprensa para Recife e todas as outras sedes da Copa, ao lembrar que a realização da Fan Fest é uma das obrigações que elas assumiram quando assinaram os contratos para receber os jogos da competição. Por isso mesmo, o assunto continua sendo tratado pelo prefeitura da capital pernambucana e pela entidade.

Leia tudo sobre: futebolesportefan festaldo rebelopernambucorecife