O novo horizonte americano

Se vencer o Villa Nova no domingo, Coelho vai dar um importante passo no torneio estadual

iG Minas Gerais | Antônio Anderson |

Reação americana. O técnico Moacir Júnior vai conseguindo levar o América à volta por cima dentro do Campeonato Mineiro deste ano
JOAO GODINHO / O TEMPO
Reação americana. O técnico Moacir Júnior vai conseguindo levar o América à volta por cima dentro do Campeonato Mineiro deste ano

As duas vitórias seguidas no Campeonato Mineiro, contra Nacional de Muriaé e Guarani de Divinópolis, deram uma nova perspectiva ao América, que, no próximo domingo, contra o Villa Nova, na Arena Independência, poderá até entrar pela primeira vez no grupo dos quatro primeiros colocados da competição.

Em sexto lugar, com 11 pontos conquistados, dois a menos que o Boa Esporte, clube que fecha o G-4, o alviverde terá a chance de terminar a décima rodada até em quarto lugar. Para isso, além de vencer o Leão, que está na luta contra o rebaixamento, o Coelho precisaria de um empate no confronto entre Boa Esporte e Caldense, que também vão se enfrentar neste domingo, na cidade de Varginha.

Se essa combinação de resultados acontecer, o América ficará com a mesma campanha do Boa Esporte (neste caso, quatro vitórias, três derrotas e dois empates) e a quarta vaga, após o complemento da décima rodada do Estadual, seria definida no saldo de gols. Atualmente, a Coruja tem dois de saldo e o Coelho menos um. América e Boa Esporte ainda vão fazer um confronto direto, na próxima quarta-feira, em jogo remarcado da terceira rodada da competição.

“Com a segunda vitória consecutiva e a primeira fora de casa, ganhamos um pouco mais de tranquilidade. Agora, com 11 pontos, começamos a ter outro horizonte e com boas perspectivas de brigar por coisas melhores no Mineiro”, destacou o técnico Moacir Júnior.

Chances. Segundo o administrador esportivo Alexandre Siqueira, as chances de classificação do América à semifinal do Campeonato Mineiro são de 77%. “A tabela é generosa para o América e o faz depender de suas próprias forças para alcançar o objetivo. Em caso de três vitórias nos jogos que lhe restam (contra Villa Nova, Boa Esporte e Caldense), o América será um dos semifinalistas”, afirmou Siqueira.

O administrador esportivo destaca que Tupi e Boa Esporte ainda vão enfrentar, respectivamente, Cruzeiro e Atlético fora de casa, o que, segundo ele, aumentam as chances de o América conseguir uma das vagas na semifinal do Estadual. “Outro cenário positivo para o América, desde que não perca para o Villa Nova, seria vencer o Boa e a Caldense. Assim, o clube também chegaria aos 18 pontos, mas o Boa poderia chegar aos 19 pontos e o Tupi aos 21 (contando com o inesperado resultado de vitórias do Boa contra o Atlético e do Tupi sobre o Cruzeiro). Caso contrário, o Boa não passa dos 17 pontos e o Tupi chegaria aos 19 pontos (Tupi e América ficariam com as duas últimas vagas)”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave