Efeitos da alta dos juros demoram a aparecer, diz Copom

Comitê diz que inflação se mantém acima do que havia projetado

iG Minas Gerais |

Neste ano. Para o Copom, preços de gasolina, botijão de gás e telefonia fixa devem ficar estáveis
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Neste ano. Para o Copom, preços de gasolina, botijão de gás e telefonia fixa devem ficar estáveis

Brasília. Os efeitos do aumento da taxa básica de juros, a Selic, se acumulam e levam tempo para aparecer, de acordo com avaliação do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Nesta quinta, o BC divulgou a ata da reunião da semana passada do comitê, quando decidiu elevar a Selic em 0,25 ponto percentual para 10,75% ao ano. Na reunião de fevereiro, o Copom reduziu o ritmo de ajustes que, antes vinha sendo de 0,5 ponto percentual.  

Essa taxa é usada nas negociações de títulos públicos e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Na ata divulgada nesta quinta, o Copom diz que entendeu ser “apropriada” a continuidade do ajuste da Selic. Isso porque, para o Copom, embora haja alguma moderação, a elevada variação dos índices de preços ao consumidor nos últimos 12 meses contribui para que a inflação ainda mostre resistência. O BC reforçou ainda que a inflação “tem se mostrado ligeiramente acima daquela que se antecipava”.

O que mais diz a ata

- Que suas projeções de inflação continuaram acima do centro da meta (4,5%), mas fez alguns ajustes, sem mostrar os números

- Que, “em momentos como o atual”, o Copom deve se manter “ vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação”

- Que “os efeitos das ações de política monetária sobre a inflação são cumulativos e se manifestam com defasagens”

- Que os preços da gasolina, do botijão de gás e da tarifa de telefonia fixa devem ficar estáveis neste ano

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave