Filarmônica oferece viagem pelo Barroco

Uma seleção de obras do estilo abre a temporada 2014 da série Concertos para a Juventude, domingo, no Palladium

iG Minas Gerais | THIAGO PEREIRA |

A Filarmônica apresentará em 2014 a história da música sinfônica
NETUN LIMA/DIVULGAÇÃO
A Filarmônica apresentará em 2014 a história da música sinfônica

Um dos projetos musicais mais importantes da cidade, o Concertos para a Juventude, conduzido pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, inicia sua temporada 2014 neste domingo, no Sesc Palladium, sob a regência do maestro Marcos Arakaki. Ele destaca a importância do projeto, como uma “facilidade para as pessoas que não frequentam normalmente as salas de concerto, em um horário e dia acessíveis. Além de ser um modelo diferente, de muita interação com o público, tem um forte caráter didático”.

É sob uma linha narrativa e cronológica que a temporada deste ano irá se desenvolver. A orquestra interpreta obras compostas entre 1600 e 1750, temas que datam o período Barroco da música sinfônica. “Estabelecemos um norte, uma série que tem um enredo, a história da música. Cada edição terá como foco um período estilístico de composição, e isso faz com que o público tenha interesse em acompanhar toda a temporada”, justifica.

Alma Maria Liebrecht e Evgueni Gerassimov, músicos da Filarmônica, vão interpretar a peça “Concerto para Duas Trompas”, de Telemann. Também no repertório, a “Abertura em Ré Maior”, de Castro Lobo, o “Concerto de Brandenburgo n° 3”, de Bach, a suíte “Abdelazer”, de Purcell, e a “Música Aquática”, de Haendel.

“Fizemos uma seleção variada, o que não quer dizer que contempla todos os compositores e peças do período, isso seria impossível”, diz o maestro. “Quisemos montar um programa atrativo – pegamos compositores importantes e outros nem tão conhecidos”, diz.

A motivação ou contexto de cada obra também faz diferença. “A música de Haendel foi feita para teatro; o concerto de Bach para a corte, o rei descia de barco e, num outro barco, vinha a orquestra”, ilustra Arakaki.

Serviço. Concertos para a Juventude – Encontro com o Barroco. Domingo, às 11h, no Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, centro). Ingressos: R$ 5 (inteira), R$ 2,50 (meia)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave