Carnaval deste ano levou mais de mil pessoas ao João XXIII

Os números dizem respeito aos cinco dias da folia; em contrapartida, número de mortos e feridos nas estradas foi menor em relação ao Carnaval do ano passado

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Só no período de Carnaval deste ano, do dia 1º ao dia 5 de março, o Hospital de Pronto-Atendimento João XXIII realizou 1.163 atendimentos, a maioria deles, consequência da folia. As ocorrências vão desde comas alcoólicos até colisão entre duas pessoas. O balanço foi divulgado pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Destes mais de mil atendimentos, 242 são referentes a quedas de todos os tipos, inclusive de pessoas que caíram da própria altura. Além disso, foram 63 intoxicações, 5 delas por álcool, 173 pessoas vítimas de acidentes de trânsito ou de atropelamentos e 180 por motivos clínicos, ou seja, infartos, acidentes cardiovasculares, entre outros.

Já as pessoas que estavam na folia e sofreram queimaduras somam 34, mas nenhuma delas foi causada por fogos de artifício.

Brigas e agressões, muitas delas, motivadas pela bebida, geraram 68 atendimentos. As outras ocorrências dizem respeito a acidentes com ferramentas, cacos de vidro, cerca elétrica e objetos cortantes em geral.

Na estrada

O número de feridos e mortos nas estradas federais que cortam o Estado caíram em relação ao mesmo período do ano passado. No Carnaval deste ano, foram 338 feridos e 24 mortos vítimas de acidentes de trânsito, enquanto no Carnaval de 2013, foram 347 feridos e 29 mortos. Ao todo, foram feitos 12.340 testes do bafômetro nas estradas, que geraram 168 autuações e 30 prisões, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Na água

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o número de mortos por afogamentos em rios, lagoas e cachoeiras de Minas Gerais, chegou a 17. O balanço da corporação apontou que as cidades de Varginha, Governador Valadares e Contagem, foram responsáveis por nove das ocorrências, sendo três em cada uma. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave