Declaração já pode ser entregue nesta quarta à Receita Federal

iG Minas Gerais | Juliana Gontijo |

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014 já pode ser enviada para a Receita Federal a partir de hoje. E o diretor de tecnologia da Ledcorp, José Lúcio Balbi de Mello, é uma das pessoas que pretende entregar a declaração neste primeiro dia. “Eu sempre procuro enviar a declaração no primeiro dia. Se não der, no máximo, nos três primeiros”, diz.  

Ele conta que, há muito tempo, por volta de 1997 e 1998, ele deixou para entregar no penúltimo dia e passou aperto. “Deu pane no meu computador. E eu estava com 90% dos dados prontos. Deu trabalho para recuperar”, recorda.

Para ele, o ideal é entregar a declaração o quanto antes. “Não adianta protelar, tem que entregar de todo jeito. E se você não entrega no prazo ainda tem que pagar a multa. E quem envia antes e tem direito a restituição, a recebe antes”, observa.

A entrega da declaração de IRPF deve ser feita até o dia 30 de abril. O programa para preenchimento da declaração está disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Também a partir de hoje estará liberado o acesso para o preenchimento da declaração por smartphone e tablet, por meio do aplicativo m-IRPF. Para preencher o documento, é preciso ter toda a documentação necessária, como informes de rendimento, extratos bancários e recibos médicos. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave