Tráfico humano é ‘praga social’

Francisco aproveita início da Campanha da Fraternidade para fazer pedido aos católicos do Brasil

iG Minas Gerais | Joana Suarez |

Apelo. Pontífice usou exemplo de órgãos retirados para pedir que Brasil enfrente tráfico de órgãos
Alessandra Tarantino
Apelo. Pontífice usou exemplo de órgãos retirados para pedir que Brasil enfrente tráfico de órgãos

O papa Francisco aproveitou o início da Quaresma e a proximidade do lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano no Brasil – com o tema “Fraternidade e o Tráfico de Seres Humanos” – para pedir aos brasileiros que se unam contra “a praga social” que o crime representa. “Não é possível permanecer indiferente sabendo que há seres humanos comprados e vendidos como mercadorias. Levemos em conta as crianças que têm órgãos retirados, as mulheres obrigadas a se prostituir e os trabalhadores explorados”, declarou Francisco. Também nesta quarta, em Belo Horizonte, muitas paróquias aproveitaram a Quarta-Feira de Cinzas para dar início às ações da campanha.  

A imposição das cinzas – com o sinal da cruz na testa – e o início da preparação para a Páscoa marcaram o início da Quaresma em várias igrejas mineiras. Na Paróquia Santa Tereza e Santa Terezinha, na região Leste da capital, o dia foi de celebrações e de apresentações artístico-religiosas. “Fizemos uma experiência de partilha com campanha de arrecadação de alimentos”, contou o padre Márcio Ribeiro de Souza.

Já na paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Lourdes, na região Centro-sul, o arcebispo metropolitano dom Walmor Azevedo presidiu celebração para cerca de mil fiéis. “(A Quaresma) é um período de mais silêncio, oração e caridade. A palavra de Deus prega nesta quarta o jejum e a partilha”, disse.

Em busca de reflexão interior, a aposentada Dalva Ferreira Gomes foi receber as cinzas na paróquia. “É um momento de renúncia. Hoje fiz jejum de carne.”

O lançamento da campanha na capital será às 13h30 deste sábado, no auditório do Museu da PUC Minas, no bairro Coração Eucarístico, na região Noroeste. agenda.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave