Carro do ano está aí

iG Minas Gerais |

E o fim de 2013 aponta na reta final. Pouco mais de 45 dias e, novamente, mudamos o calendário. Nesta época acontece a tradicional eleição que aponta o “Carro do Ano 2014”, uma promoção da revista Auto Esporte, publicada pela Editora Globo, e da qual os jornais O TEMPO, Pampulha e Super Notícia fazem parte, por meio de nossa representação, no corpo de jurados. O título tem grande representatividade e o “campeão” colhe os frutos durante todo o ano seguinte com campanhas publicitárias e marketing de forma geral. Os vencedores serão conhecidos em dezembro. São cinco as categorias principais que almejam o título: Carro do Ano, Carro Premium do Ano, Utilitário do Ano, Utilitário Premium do Ano e Picape do Ano. Na última edição, a Hyundai levou o título principal de “Carro do Ano” com o seu HB20, que, se não ameaçou o campeão de vendas de todos os tempos, o veterano VW Gol, chegou a incomodar marcas tradicionais que contam com competidores de alto volume no segmento de entrada. Mas naquela noite de premiação, que aconteceu no Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, quem fez barba, cabelo e bigode foi mesmo a Ford. Na categoria Carro Premium levou o troféu o novo Fusion; já o EcoSport, foi eleito o Utilitário do Ano; já a versão híbrida do Fusion sagrou-se como o Carro Verde do Ano. Sem contar que a Ford Ranger ganhou o título de picape do ano em apertada disputa com a Chevrolet, que colocou no mesmo “ringue” sua S10 que acabava de passar por uma reformulação completa. Para esta eleição, são enormes as expectativas. Tudo porque, neste ano, o mercado esteve (e está) aquecido em termos de lançamento. Quando poucos modelos são apresentados no período, o título acaba ficando nas mãos da maior novidade, que não necessariamente representa o melhor pacote, que inclui estilo, custo-benefício, inovações tecnológicas e o peso com o qual impacta o segmento como um todo. É importante ressaltar que o contexto em que está inserido o lançamento deve ser e é levado em conta na hora da escolha. Mas deste mal, a eleição de 2014 do “Carro do Ano” não sofrerá. Desde janeiro, o calendário para novos lançamentos está movimentado. A imprensa especializada não para de publicar novidades. É importante salientar que não se elege simplesmente votando neste ou naquele produto, mas deve-se seguir um roteiro e atribuir notas em um total de 25 pontos a cada um dos cinco selecionados para cada categoria. Desta forma o eleitor não tem como saber o peso de suas notas na contagem geral para consagração do veículo que concorre ao prêmio. Difícil pinçar, dentro deste universo com tantas opções, potenciais candidatos. Mas sempre existem aqueles que estão mais bem cotados que outros e isto é inegável. Como é o caso do novo VW Golf, que, em sua sétima geração, chegou ao Brasil em setembro e, se ainda não é uma espécie vista nas ruas, já se tornou objeto de desejo de muitos que aguardaram a atualização deste ícone da Volks, que perde apenas para o legendário Fusca, na escala de admiração dos automóveis oriundos de Wolfsburg, na Alemanha. Mas a vida não será fácil para o Golf: em seu retrovisor, a Ford, de novo, chega forte e com muitas chances de obter significativa pontuação para o novo Focus, um belo projeto que, assim como o Golf, está encantando quem aprecia o modelo do oval azul. Na categoria picape, corre por dentro a Fiat – que levou em sequência para sua casa em Betim, Minas Gerais, o troféu com os então novos Uno e Palio e, agora, volta à ribalta concorrendo com a Strada de três portas, engenhosa solução que facilita e muito o acesso ao habitáculo, além de outras comodidades. Segundo a revista promotora do prêmio, veículos inéditos e modelos que passaram por mudanças significativas ao longo dos últimos 12 meses participam da premiação, que neste ano está em sua 47ª edição. A chancela dos auditores da PriceWaterhouseCoopers (PwC), responsável pela apuração dos votos e pelo sigilo, confere ainda mais credibilidade à premiação. A hora se aproxima e aumenta a expectativa para conhecer qual será o “Carro do Ano”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave