“Perder de 2 kg a 3 kg ao mês é saudável”

Carmen Zita Nutricionista clínica e esportiva

iG Minas Gerais | Litza Mattos |

Como deve alcançada a perda de peso?  Seria interessante promover somente perda de gordura, sem perda de massa muscular, o que requer um tempo maior. O acompanhamento com nutricionista deve ser quinzenal. A perda de peso saudável seria de até quantos quilos? Dois a três quilos ao mês. Por isso, um indivíduo que esteja 10 kg acima da sua categoria deveria reeducar-se durante três a quatro meses antes da luta, de forma a não sofrer no treinamento, nem na semana da pesagem. Que cuidados nutricionais devem ser tomados antes de uma competição? Manter-se hidratado e jamais abolir os carboidratos. Eles devem estar na proporção certa dos músculos. Como deve ser a alimentação desses atletas, antes e depois das competições? Antes é necessário o consumo de alimentos ricos em carboidratos (pães e sucos). O conteúdo e quantidade são individualizados e deverão levar em conta o tempo de digestão até a luta. Após a competição, deve haver ingestão de carboidratos como frutas, para a reposição de glicogênio hepático e amido (pães, arroz, macarrão, cereais integrais) para a reposição de glicogênio muscular, e proteína (frango, peixe, leite, iogurte) acompanhada ou não de suplemento, de acordo com os cálculos dietéticos. 

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